Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5142

Palavras-chave:

Ensino de Quimica, Surdez, Pedagogia Visual, Experimentação

Resumo

Neste trabalho pretendeu-se analisar a validação de uma sequência didática para o ensino e a aprendizagem do conceito de tensão superficial para alunos surdos, utilizando a experimentação e a pedagogia visual. Após o término das atividades, foram elaborados sinais em Libras para os conceitos tensão superficial e tensoativos. Os resultados indicaram que a sequência didática elaborada pode contribuir para o entendimento desses conceitos nas aulas de Química e que o papel do professor intérprete de Libras, bem como de uma pedagogia pautada no visual, é de suma importância nesse contexto. Os participantes surdos avaliaram a proposta de forma positiva, com destaque para a utilização dos recursos visuais, como imagens, Gifs, figuras, vídeos etc. Observou-se, ainda, a necessidade de ajustes para aplicações futuras, bem como a validação pela comunidade surda dos novos sinais propostos. Espera-se que as reflexões apresentadas possam estimular a produção de um maior número de ações voltadas à Educação Inclusiva e ao Ensino de Química.

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Biografia do Autor

Tadson Silva Santos , Universidade Federal da Bahia

UFBA

Patricia Fernanda de Oliveira Cabral , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

Jomara Mendes Fernandes, Universidade Federal do Oeste do Pará

UFOPA

Rosani Kristine Paraíso Garcia , Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva Santos , T., Fernanda de Oliveira Cabral , P., Mendes Fernandes, J., & Kristine Paraíso Garcia , R. (2023). Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 57–75. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5142

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química