Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5142Palavras-chave:
Ensino de Quimica, Surdez, Pedagogia Visual, ExperimentaçãoResumo
Neste trabalho pretendeu-se analisar a validação de uma sequência didática para o ensino e a aprendizagem do conceito de tensão superficial para alunos surdos, utilizando a experimentação e a pedagogia visual. Após o término das atividades, foram elaborados sinais em Libras para os conceitos tensão superficial e tensoativos. Os resultados indicaram que a sequência didática elaborada pode contribuir para o entendimento desses conceitos nas aulas de Química e que o papel do professor intérprete de Libras, bem como de uma pedagogia pautada no visual, é de suma importância nesse contexto. Os participantes surdos avaliaram a proposta de forma positiva, com destaque para a utilização dos recursos visuais, como imagens, Gifs, figuras, vídeos etc. Observou-se, ainda, a necessidade de ajustes para aplicações futuras, bem como a validação pela comunidade surda dos novos sinais propostos. Espera-se que as reflexões apresentadas possam estimular a produção de um maior número de ações voltadas à Educação Inclusiva e ao Ensino de Química.Downloads
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