Questões Sociocientíficas no Ensino de Química: O Episódio da Fosfoetanolamina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5678

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Fosfoetanolamina, Ensino de Química

Resumo

Compreensões inadequadas ou simplistas sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade são amplamente divulgadas na literatura do Ensino de Ciências. Isso se deve ao fato deste ensino se caracterizar pela comunicação apenas dos produtos científicos, tais como a leis, teorias e conceitos científicos, sem abordar seus processos de obtenção e suas relações e implicações com a sociedade. Por conta disso, é necessário introduzir discussões que promovam reflexões sobre as relações entre ciência e sociedade, de maneira a problematizar suas mútuas influências. Diante da diversidade de perspectivas e abordagens para atingir esse objetivo educacional, este trabalho busca abordar uma questão sociocientífica, centrada no episódio da Fosfoetanolamina, substância que ganhou popularidade pela ampla divulgação da mídia por ser apresentada como a cura do câncer. Nesta pesquisa adotou-se a análise documental e a análise textual discursiva como instrumentos metodológicos para produzir um relato sobre o episódio da fosfoetanolamina. Os objetivos desta pesquisa foram produzir uma narrativa sobre esse episódio e apresentar orientações de como abordá-lo em sala de aula. O episódio pode ser utilizado no Ensino de Química com o objetivo de os alunos conhecerem os diferentes posicionamentos envolvidos nessa controvérsia. Além disso, permite que os estudantes possam compreender as complexas relações existentes entre o desenvolvimento científico e a sociedade.

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Biografia do Autor

Elias Vitor Bordinhon, Universidade Federal de Itajubá

UNIFEI

Evandro Fortes Rozentalski, Universidade Federal de Itajubá

UNIFEI

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Bordinhon, E. V., & Fortes Rozentalski, E. (2023). Questões Sociocientíficas no Ensino de Química: O Episódio da Fosfoetanolamina. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 309–324. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5678

Edição

Seção

Especial SMEQ