A Pesquisa Colaborativa como Caminho para a Superação do Isolamento Docente Entre Professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5669

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa, Desenvolvimento profissional de professores de Ciências, Isolamento Docente

Resumo

O presente trabalho investigou como a pesquisa colaborativa, na busca da superação do isolamento docente, pode contribuir para o desenvolvimento profissional. Possui natureza qualitativa com caráter explicativa. Utiliza-se como fundamentação teórico-metodológica a pesquisa colaborativa proposta por Ibiapina, tendo como objetivo de pesquisa contribuir para a reflexão e a reconstrução da prática docente a partir do estudo crítico sobre metodologias ativas para o Ensino de Ciências. Os instrumentos de construção de dados foram um questionário e as gravações em áudio e vídeo dos encontros do processo formativo. A análise dos dados foi realizada pelo referencial da narrativa reflexiva. Os resultados indicam que a cultura do isolamento é, de fato, bastante presente entre os docentes participantes da pesquisa, 27 professores de Ciências com formação acadêmico-profissional em Química, Física e Biologia. Verificamos que os docentes que se disponibilizaram a participar do processo formativo, demandam e se colocam à disposição para o compartilhamento de experiências entre os pares. Consideramos, contudo, que ações colaborativas, tal como o processo formativo desenvolvido, que envolveu o compartilhamento de experiências, a produção colaborativa de estratégias didáticas, e, sobretudo, a reflexão sistemática sobre e, nessas práticas possa incentivar os docentes a uma cultura colaborativa, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação, uma vez que a pesquisa colaborativa evidenciou um caminho para fomentar o desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Vitor Iotte Medeiros, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF

José Guilherme da Silva Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Iotte Medeiros, V., & da Silva Lopes, J. G. (2023). A Pesquisa Colaborativa como Caminho para a Superação do Isolamento Docente Entre Professores de Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 288–308. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5669

Edição

Seção

Especial SMEQ