Divulgação Científica e Educação Não Formal nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5674Palavras-chave:
Divulgação científica, Educação não formal, Projeto pedagógico de curso, Formação de professoresResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o espaço e os propósitos da presença da divulgação científica (DC) e da educação não formal (ENF) no currículo de cursos de licenciatura nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática. Analisamos 59 Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dessas áreas ofertados por 11 universidades federais do Estado de Minas Gerais. A análise evidenciou a presença de aspectos da DC e da ENF em 44 PPC (74,6%). Dentre estes, 36 apresentaram elementos inseridos predominantemente em componentes curriculares obrigatórios (61%), como disciplinas obrigatórias e/ou nos estágios supervisionados. Em 8 PPC essa abordagem foi proposta em disciplinas optativas (13,5%). Alguns PPC (23) não inseriram tais elementos em componentes curriculares obrigatórios ou optativos, mas os mencionam em outras partes do documento (39%), como objetivos do curso, perfil do egresso etc. A inserção de tais aspectos apareceu associada a propósitos como: conhecer conceitos, características e estratégias da DC e da ENF; desenvolver a capacidade de elaborar materiais dessa natureza; saber articular a DC e a ENF com a educação formal; preparar para atuação profissional nos espaços de DC e de ENF; e promover atividades de DC e ENF para a comunidade. A pesquisa evidencia que a DC e a ENF têm sido, em geral, consideradas na constituição do currículo de formação de professores das áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática. Além disso, percebeu-se nos PPC a perspectiva de ampliação dos espaços e práticas educativas nos quais os professores dessas áreas possam atuar.Downloads
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