Uma Análise Cienciométrica de Artigos no Ensino de Química sobre o Tema Forças Intermoleculares
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5060Palavras-chave:
Cienciometria, Forças intermoleculares, Ensino de QuímicaResumo
A proposta desse trabalho é traçar um perfil cienciométrico sobre o tema forças intermoleculares, que é um dos pilares da Química, apresentando um panorama do estado do conhecimento. Este estudo se enquadra nas pesquisas de caráter quantitativo, fundamentando-se em perfis realizados e delineados em âmbito cienciométrico, utilizando as leis, indicadores e descritores de pesquisa na área. O caminho metodológico consistiu em consultar, nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos CAPES, pelos descritores Forças Intermoleculares e Interações Intermoleculares. Os artigos encontrados foram filtrados, sendo selecionados por esse recorte apenas aqueles que contém o Qualis na área de Ensino. Para a análise de resultados, utilizou-se a evolução diacrônica do tema proposto pelas Leis de Zipf e Lotka e, através destas, inferir os artigos que mais estão ligados a abordagem do conceito forças intermoleculares, como também explicitar os autores mais produtivos, obras mais citadas e referenciadas. Como resultados obtidos, foram encontrados 29 artigos, nas quais 15 deles estão intimamente ligados à temática, pautando-se pela lei de Lotka. Verificou-se que poucos produzem muitos e muitos produzem poucos. Dois autores por publicação é o preponderante, enquanto a obra “Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente”, de Atkins, foi a mais referenciada nas publicações. Pondera-se também a relevância das pesquisas de caráter cienciométrico para delinear as lacunas de pesquisa quantitativa dentro da área de ensino de química. Sendo assim, esta pesquisa busca contribuir com uma análise cienciométrica de um conceito central da Química, inserido no contexto de ensino, limitando-se a artigos publicados em periódicos da área, disponíveis em formato digital.Downloads
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