Objeto Digital de Aprendizagem de Química: Uma Proposta de Recurso Didático para um Momento Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5649Palavras-chave:
Ensino de Química., Educação Especial Inclusiva., Aprendizagem Ativa., ODA.Resumo
Os recursos tecnológicos digitais podem melhorar a educação e o ensino de química. Muitos podem ser introduzidos na rotina da sala de aula, seja no ensino presencial, híbrido ou remoto, para otimizar o trabalho docente. Diante dessa perspectiva educacional, o objetivo desse artigo é apresentar Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) estruturados com uso de Tecnologias Digitais, como recurso de aprendizagem de química, conforme a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), para manter o ensino e a aprendizagem de alunos de uma escola pública do Espírito Santo durante a pandemia da COVID-19. Utilizou-se como fundamentação epistemológica a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, no que se refere ao uso de Material Didático e Metodologias de Ensino como organizadores de conceitos para atender as diversidades da sala de aula. A pesquisa aqui apresentada é de natureza qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Para análise dos dados usou-se a análise de discurso proposta por Eni Orlandi. Com esse trabalho, pode-se concluir que os recursos tecnológicos digitais foram importantes durante o período pandêmico e os ODA servem como um recurso de aprendizagem segundo o DUA para estudantes com acesso a tecnologias digitais.Downloads
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