Tweets de Agências de Verificação de Notícias e a Química: Um Estudo de Caso sobre a Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5679

Palavras-chave:

Ensino de Química, Twitter, Novo Coronavírus

Resumo

Muito se discute acerca do papel das redes sociais na veiculação de notícias falsas, inclusive, durante a pandemia do novo coronavírus. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar publicações do Twitter, de autoria de agências de verificação de notícias, a partir da Análise do Discurso Multimodal. Selecionamos publicações que tinham o intuito de desmentir informações inverídicas e que contemplassem o conhecimento químico. Para tanto, foram escolhidas mensagens veiculadas entre os meses de janeiro a agosto de 2020 e analisadas as suas características, como o texto, as imagens e os links que as compõem. Elaboramos ainda, uma sequência didática aplicada ao ensino básico, para a problematização desse tipo de conteúdo. Os resultados indicam que os recursos multimodais mais utilizados foram os textos e as imagens, empregados de forma simultânea, e que os conteúdos de química reportados são diversos, desde a prevenção da doença até as formas de tratamento. As publicações apresentam número limitado de caracteres, o que pode limitar o entendimento por parte do público. Assim, os autores comumente disponibilizam links para o conhecimento de informações adicionais. Ressaltamos que a sequência didática pode ser aplicada em aulas de química de acordo com diferentes objetivos educacionais, a fim de discutir aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, incluindo os perigos associados à forma de propagação de notícias falsas pelas redes sociais.

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Biografia do Autor

Rebeca Rodrigues Pereira, Universidade Federal da Bahia

UFBA

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Rodrigues Pereira, R., & de Oliveira Cabral, P. F. (2023). Tweets de Agências de Verificação de Notícias e a Química: Um Estudo de Caso sobre a Pandemia de COVID-19. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 325–342. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5679

Edição

Seção

Especial SMEQ