Saberes Populares sobre Chás: Diálogos com Enfoque no Letramento Científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4816

Palavras-chave:

Etnociências, Química dos chás, Conhecimentos populares

Resumo

A cultura do uso de chás, utilizados para várias finalidades, sobretudo medicinais, é uma prática que perpassa todos os níveis da sociedade, sendo disseminada intergeracionalmente. No entanto, com a revolução tecnológica, esta prática vem perdendo espaço. Consequentemente, com as recomendações dos documentos oficiais da educação brasileira, no intuito de valorizar estes saberes e discuti-los no ambiente escolar, faz-se necessária esta reflexão, tendo em vista a exploração desse panorama. Sob esse viés, a pesquisa buscou promover a alfabetização científica com um grupo de idosas em uma perspectiva de valorização dos saberes populares envolvidos na produção de chás de plantas medicinais. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, com relação ao seu caráter, e etnográfica, com relação aos seus procedimentos, sendo desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB em um clube de mães. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado, sendo o registro realizado através de imagens e um diário de campo. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com a técnica de Bardin, e mostraram que as participantes fazem o uso de cerca de 30 plantas medicinais diferentes para o preparo de chás. Esse conhecimento é transmitido de geração a geração, e há uma preocupação por estar em processo de esquecimento devido ao avanço tecnológico e ao uso indiscriminado de fármacos.

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Biografia do Autor

Leossandra Cabral de Luna, Universidade Estadual da Paraíba

UEPB

Francisco Ferreira Dantas Filho , Universidade Estadual da Paraíba

UEPB

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Cabral de Luna, L., & Ferreira Dantas Filho , F. (2023). Saberes Populares sobre Chás: Diálogos com Enfoque no Letramento Científico. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 76–91. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4816

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais