Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ

Autores

  • Marcelo Herbst Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Laurine Cristina Paulo da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Diógenes Chaves Lopes Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE/RJ)
  • André Marques dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Cristiano Jorge Riger Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas

Resumo

A trajetória do Núcleo de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Química da UFRRJ no contexto do ensino remoto imposto pela pandemia da COVID-19 no ano letivo de 2021 é apresentada e discutida. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas em dois colégios da rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC), sendo uma escola localizada no município de Seropédica e outra na zona oeste do município do Rio de Janeiro. As informações coletadas são qualitativas e resultam das observações e análises da realidade escolar e práticas pedagógicas aplicadas, tendo em vista as dificuldades de interação entre residentes e alunos(as). Como alternativas, no 1º bimestre foi criado um espaço de contato com os(as) alunos(as) de forma voluntária, por meio do aplicativo WhatsApp. Para o 2º bimestre foram produzidas videoaulas curtas e podcasts abordando diversos temas tratados com as turmas. No 3º bimestre foi aplicada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) envolvendo o tema lixo, uma vez que permite abordar a Educação Ambiental relacionada aos conteúdos de Termoquímica e Soluções Químicas. Foram identificados diversos desafios ao longo da execução das atividades aqui apresentadas, as quais proporcionaram aos residentes uma visão realista da escola, principalmente no momento crítico da pandemia, contribuindo para o aprendizado de que “ser docente é pensar estratégias de ensino que se adequam à realidade da escola”. A ABP contribuiu também para a interação e estímulo para os(as) estudantes trabalharem em grupo, bem como o desenvolvimento de habilidades como tomada de decisão, argumentação e criatividade.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Herbst, M., Paulo da Silva, L. C., Chaves Lopes , D., Marques dos Santos, A., & Jorge Riger, C. (2023). Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 264–279. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084