Reflexões sobre a Prática Docente e o Programa Residência Pedagógica sob os Olhares dos Residentes
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5188Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Prática Docente, ResidentesResumo
A partir das reflexões de residentes sobre suas experiências vivenciadas em um programa de residência pedagógica (PRP) de química, esse estudo investiga os anseios relativos à prática docente ou os desafios vivenciados pelos residentes durante a atuação docente, assim como as contribuições do programa para a sua formação profissional. Para isso, 16 residentes foram entrevistados. As entrevistas foram gravadas em vídeo e áudio, transcritas e transformadas em arquivo texto. Na análise, identificamos nas respostas unidades de significado, que são representativas dos sentimentos e reflexões apresentadas pelos sujeitos. A partir disso, observamos que os residentes manifestaram angústias e desafios relativos à profissão docente, por meio da manifestação dos anseios sobre como: mobilizar os conhecimentos teóricos em situações reais; conduzir situações de ensino dialógicas; motivar os estudantes; e, estabelecer uma relação harmônica com os estudantes. Em termos das contribuições do PRP-Química, os residentes apontaram a possibilidade de terem experiências reais de ensino e o conhecimento sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas em sala de aula. Concluímos que a vivência de situações de ensino-aprendizagem reais representa um ponto de partida para o desenvolvimento de saberes experiencias e da identidade docente dos residentes, e que o PRP deve ser um espaço de resistência, porque as ações que podem ser desempenhadas no âmbito do programa são significativas para a formação de professores por meio do desenvolvimento da identidade docente e dos saberes experienciais, o que tem sido minimamente contemplado em cursos de licenciatura.Downloads
Referências
Cardoso, Nilson S. (2020). Prefácio. In M. R. A. Pereira, M. Bispo, & U. C. O. Anecleto (Eds.), Residência Pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes. Campinas: Pontes Editores.
Cohen, Louis, Manion, Lawrence, & Morrison, Keith (2011). Research Methods in Education (7th ed.). New York: Routledge.
Contreras, José (2012). A autonomia de professores. São Paulo: Cortez.
Faria, Juliana B., & Diniz-Pereira, Júlio E. (2019). Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de educação pública, 28(68), 333-356.
Freire, Paulo, & Shor, Ira (2022). Medo e ousadia: o cotidiano do professor (16 ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Giroux, Henry A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da apendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
Junior, João B. S., Leite, Cristiana B., & Moraes, Gustavo. H (2022). Um estudo das percepções de licenciandos em química sobre o estágio supervisionado e o PIBID. Revista Debates em Ensino de Química, 8(1), 88-100.
Lima, Ana Maria F. D., Santos, Josseane A. S., Póvoa, Lilian. G. S., & de Pinho, Maria José (2020). Identidade docente: Da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, 6(6), 33078–33092.
Merriam, Sharan B. (2009). Qualitative Research - A guide to Design and Implementation. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Mesquita, Joyce M., & Fraiha-Martins, France (2021). Caminhos epistemológicos para a formação de professores de química. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campina Grande: Realize Editora.
Pereira, Monalisa R. A. (2020). Formação inicial e profissionalização docente: Contribuições do Programa Residência Pedagógica. In M. R. A. Pereira, M. Bispo, & U. C. O. Anecleto (Eds.), Residência Pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes. Campinas: Pontes Editores.
Pereira, Monalisa R. A., Bispo, Marcos, & Anecleto, Úrsula C. (2020). Residência Pedagógica: Pesquisa, formação e competências docentes. Campinas: Pontes Editores.
Rausch, Rita B., & Frantz, Matheus J. (2013). Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, 8(2), 1-22.
Rodrígues, Andrei S. M., & Del Pino, José Claúdio (2019). O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 90-119.
Schön, Donald A. (1987). Educating the Reflective Practitioner - Toward a New Design for Teaching and learning in the Professions. San Francisco: john Wiley & Sons.
Shulman, Lee S. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Education Review, 57(1), 1-21.
Silva, Delano M. S., Falcomer, Viviane A. S., & Porto, Franco S. (2018). As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da licenciatura em ciências naturais, universidade de brasília. Ensaio: Pesquisa e Educação em Ciências, 20, 1-22.
Tardif, Maurice, & Lessard, Claude (2005). O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes.
Tardif, Maurice (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Stefannie de Sá Ibraim, Roberta Guimarães Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.