O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais

Autores

  • Ingrid Domene Eugenio Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Débora Mendonça de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Denilson Albuquerque Rosa Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP)
  • Sergio Antonio Marques de Lima Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Gustavo Bizarria Gibin Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091

Palavras-chave:

Ensino de Química, Formação de professores, Produção de vídeos

Resumo

O presente trabalho aborda as ações do Programa de Residência Pedagógica dos licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual Paulista, e tem como objetivo expor a importância do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos futuros docentes. As ações realizadas pelos residentes na escola parceira foram a produção de vídeoaulas, vídeos animados, resoluções de exercícios de vestibular e vídeos de experimentos. Durante o projeto, os residentes precisaram se adequar ao ensino remoto emergencial devido à pandemia da COVID-19. Assim, os materiais didáticos produzidos foram disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A partir destas ações, os residentes puderam colocar em prática os saberes profissionais adquiridos durante a graduação e também aprender, na execução do trabalho docente os saberes experienciais, além da funcionalidade do ambiente escolar e a importância do professor adaptar-se aos diversos cenários para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo. Por meio de um questionário elaborado e aplicado no Google Forms as percepções dos residentes foram coletadas, analisadas e conectadas aos saberes docentes na concepção de Tardif. Pode-se observar a relevância do projeto na formação dos licenciandos através das respostas dos residentes obtidas no questionário, principalmente na preparação do material didático a partir do uso de novas tecnologias, a aprendizagem destas, o planejamento de aulas, o auxílio do professor preceptor e suas orientações, o uso do referencial teórico e a adaptação de metodologias de acordo com a necessidade.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Domene Eugenio, I., Mendonça de Souza, D., Albuquerque Rosa, D., Antonio Marques de Lima, S., & Gibin, G. B. (2023). O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 309–324. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091