O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091Palavras-chave:
Ensino de Química, Formação de professores, Produção de vídeosResumo
O presente trabalho aborda as ações do Programa de Residência Pedagógica dos licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual Paulista, e tem como objetivo expor a importância do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos futuros docentes. As ações realizadas pelos residentes na escola parceira foram a produção de vídeoaulas, vídeos animados, resoluções de exercícios de vestibular e vídeos de experimentos. Durante o projeto, os residentes precisaram se adequar ao ensino remoto emergencial devido à pandemia da COVID-19. Assim, os materiais didáticos produzidos foram disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A partir destas ações, os residentes puderam colocar em prática os saberes profissionais adquiridos durante a graduação e também aprender, na execução do trabalho docente os saberes experienciais, além da funcionalidade do ambiente escolar e a importância do professor adaptar-se aos diversos cenários para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo. Por meio de um questionário elaborado e aplicado no Google Forms as percepções dos residentes foram coletadas, analisadas e conectadas aos saberes docentes na concepção de Tardif. Pode-se observar a relevância do projeto na formação dos licenciandos através das respostas dos residentes obtidas no questionário, principalmente na preparação do material didático a partir do uso de novas tecnologias, a aprendizagem destas, o planejamento de aulas, o auxílio do professor preceptor e suas orientações, o uso do referencial teórico e a adaptação de metodologias de acordo com a necessidade.Downloads
Referências
Amorim, Karla Patrícia Cardoso (2019). Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciência & Saúde Coletiva, 24(3), 1033-1040.
Barbosa, Kamila de Amorim, Damasceno, Aline Godoy, & Antunes, Scheila Espindola (2022). Educação física e pandemia: o que dizem alguns estudos sobre o ensino remoto de educação física na educação básica? Caderno de Educação Física e Esporte, 20(e-27832).
Brasil, Ministério da Educação (2001). Diretrizes Curriculares para Cursos de Química, Bacharelado e Licenciatura Plena. Brasília, MEC/CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022.
Bunce, Diane M. (2001). Does Piaget Still Have Anything to Say to Chemists? Journal of Chemical Education, 78, 1107.
Casali, Michele de Oliveira, Maciel, Renata Baldin, Tomazi, Taís Giacomini, & Soares, André Luis Ramos (2012). Professores e estagiários: um conflito em potencial. Revista Aedos, 4(11).
Casanave, Christine, & Li, Yongyan (2015). Novices’ Struggles with Conceptual and Theoretical Framing in Writing Dissertations and Papers for Publication. Publications, 3(2), 104-119.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES. (2018). Programa de Residência Pedagógica: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf.
Ferreira, Maiara Aparecida, & München, Sinara (2020). A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da educação do campo. Revista Insignare Scientia, 3(4), 380-399.
Fonseca, Selva Guimarães (2003). Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico
Gil, Antonio Carlos (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Herron, James Dudley (1975). PIAGET PARA QUÍMICOS: Explicando o que “bons” estudantes não conseguem compreender. Journal of Chemical Education, Purdue University, EUA, (52), 146-150. Tradução e adaptação, para estudo: Paulo A. Porto.
Machado, Lilian Caroline (2016). O Uso do Vídeo como Instrumento de Aprendizagem. 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2016%20Lilian%20Caroline%20Machado.pdf.
Moran, José Manuel (1993). Leituras dos Meios de Comunicação. São Paulo: Pancast.
Mota, Bruno Cavalcante, Oliveira, Francisco Heber Lacerda, & Barroso, Suelly Helena de Araújo (2020). Estratégias de Ensino Remoto e a Comparação com o Ensino Presencial na Área de Engenharia de Transportes. In: COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, p. 48. Anais Eletrônicos [...]. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60528/1/2020_eve_bcmota.pdf.
Nunes, Sônia Maria Serrão (2012). O Vídeo na Sala de Aula: um olhar sobre essa ação pedagógica. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá.
Palú, Janete, Schütz, Jenerton Arlan, & Mayer, Leandro (Org.). (2020). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração.
Pasini, Carlos Giovani Delevati, Carvalho, Élvio de, & Almeida, Lucy Hellen Coutinho (2020). A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas Considerações. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Observatório Socioeconômico da COVID-19. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf.
Pereira, Camila S., & Rezende, Daisy B. (2016). Representações sociais da química: como um grupo de estudantes da educação de jovens e adultos significa o termo “química”? Química Nova na Escola. 38(4), 369-374.
Pott, Eveline T. B. (2019). Desenvolvimento humano I. Londrina: Educacional. 152 p.
Santana, Meirivanha de Souza, & Santana, Uania Patricia de Souza (2016). A importância da história no ensino de ciências: análise do livro de ciências utilizado em escolas do município de São Raimundo Nonato-PI. In: X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", São Cristóvão. Anais Eletrônicos. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8919/15/A_importancia_da_historia_no_ensino_de_ciencias_analise_do_livro.pdf.
Scalabrin, Izabel Cristina, & Molinari, Adriana Maria Corder (2013). A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, 7(1).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2019). Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP.
Silva, José Luiz, Silva, Débora Antonio, Martini, Cleber, Domingos, Diane Cristina Araújo, Leal, Priscila Gonçalves, Benedetti Filho, Edemar, & Fiorucci, Antonio Rogério (2012). A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química. Química Nova na Escola, 34(4), 189-200.
Tardif, Maurice (2014). Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Tardif, Maurice (2011). Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Treviso, Vanessa Cristina, & Almeida, José Luis Vieira (2014). O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, 1(1), 233-244.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ingrid Domene Eugenio, Débora Mendonça de Souza, Denilson Albuquerque Rosa, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.