A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM

Autores

  • Geovani Rodrigues Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211

Palavras-chave:

Formação Docente, Residência Pedagógica, Amazonas

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) possui o objetivo de incentivar a formação docente a partir da segunda metade do curso, contribuindo com a melhoria na qualidade dos cursos de licenciatura, e possibilitando ao licenciando o contato direto com a prática escolar. Essa pesquisa buscou averiguar a importância da inserção dos residentes do PRP da Universidade Federal do Amazonas nas escolas do município de Coari (Amazonas), entendendo as dificuldades, pontos positivos e negativos da atuação desses futuros docentes no ambiente escolar. A pesquisa exploratória foi realizada com residentes dos cursos de Ciências (Biologia, Química e Física) atuantes em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, com abordagem qualitativa e quantitativa. Verificou-se embora os residentes ainda não se sintam preparados para atuarem como docentes, houve um maior amadurecimento dos residentes nos três núcleos (Química, Biologia e Física).

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Silva, G. R., & de Lima Yamaguchi , K. K. (2023). A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 35–45. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211