A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211Palavras-chave:
Formação Docente, Residência Pedagógica, AmazonasResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) possui o objetivo de incentivar a formação docente a partir da segunda metade do curso, contribuindo com a melhoria na qualidade dos cursos de licenciatura, e possibilitando ao licenciando o contato direto com a prática escolar. Essa pesquisa buscou averiguar a importância da inserção dos residentes do PRP da Universidade Federal do Amazonas nas escolas do município de Coari (Amazonas), entendendo as dificuldades, pontos positivos e negativos da atuação desses futuros docentes no ambiente escolar. A pesquisa exploratória foi realizada com residentes dos cursos de Ciências (Biologia, Química e Física) atuantes em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, com abordagem qualitativa e quantitativa. Verificou-se embora os residentes ainda não se sintam preparados para atuarem como docentes, houve um maior amadurecimento dos residentes nos três núcleos (Química, Biologia e Física).Downloads
Referências
Aragão, Vanessa Luz, Santos, Paulo Rodrigo Cruz, & Silva, José Orlando de Almeida (2022). Residência pedagógica: vivências, contribuições ao ensino e aprendizagem na educação básica e na formação docente em biologia no município Codó, MA, Brasil. Vivências, 18(35), 161-181.
Arruda, Eucidio Pimenta (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275.
Barroso, Marta F., Rubini, Gustavo, & Silva, Tatiana (2018). Dificuldades na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40(4).
Behrend, Danielle Monteiro, Cousin, Cláudia da Silva, & Schmidt, Elisabeth Brandão (2019). A relação interinstitucional entre escola e universidade no contexto dos estágios curriculares supervisionados. Laplage em revista, 5(1), 85-94.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018). Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação.
Castro, Karoene da Silva, Lopes, Cynthia Loren dos Santos, Silva, Wemerson Morais, Soares, Klayriene Sebastiana Alves, Nunes, Ana Néia Rocha, & Castro, Ícaro Fillipe de Araújo (2021). Pedagogical residency and teacher training in times of pandemic: challenges and perspectives from the perspective of undergraduates. Research, Society and Development, 10(13), e69101320707.
Faria, Juliana Batista, & Diniz-Pereira, Júlio Emílio (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, 28(68), 333-356.
Francisco, Carlos Manuel, Pereira, Anabela de Sousa, & Pereira, M. Graça (2006). O estresse do aluno estagiário. Porto Editora.
Gil, Antônio Carlos (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Hammel, Ana, Lima, S., & Alves, Caliandra Kevin (2021). O Programa Residência Pedagógica em Tempos de Pandemia e os Estágios Curriculares. Encontro sobre Investigação na Escola, 17(1).
Hodges, Charles, Moore, Stephenie, Lockee, Barb, Torrey, Trust & Bond, Aaron (2020). As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, 2(1).
Leal, Carolina de Castro Nadaf, & Gonçalves, Helenice Maia (2020). Residência pedagógica: representação social de formação continuada. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58189-58200.
Lima, Luiz Gustavo Silva Crispim, & Damasceno, Tâmila Thaiane da Silva (2018). Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica. In: Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação (p. 279). Fortaleza, Brasil
Machado, Lucas Vieira, & Castro, Amanda (2019). Uma experiência do Programa Residência Pedagógica com a abordagem da teoria das inteligências múltiplas. Anais Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática, 1.
Nascimento, Luanna Karolyne Batista (2021). Residência Pedagógica Em Tempos De Pandemia: Conflitos E Construção Da Identidade Docente.
Neves, Bianca Ferreira, Albuquerque, Felipe Lourenço, & Yamaguchi, Klenicy Kazumy (2020). Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências. Revista Profissão Docente, 20(45), 01-13.
Pacca, Jesuína, & Horri, Cristina Leika (2012). A formação continuada e as contribuições da residência médica. Investigações em Ensino de Ciências, 17(3), 735-747.
Rabelo, Douglas Da?rio Miranda, Machado, Felipe de Sá, Reis, Jardson dos Santos & Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima (2022). Residência Pedagógica em tempo de pandemia do COVID-19: relato de experiência. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, 12(1), 210-219.
Souza, Aécio Gomes & Freire, Elisabete dos Santos (2008). Planejamento participativo e Educação Física: envolvimento e opinião dos alunos do Ensino Médio. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 7(3).
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima & Lima, Nara Maciel Falcão (2021). Estágio supervisionado no curso de licenciatura em ciências no interior do Amazonas: reflexões sobre contribuições e desafios. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(3), e21094.
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima (2021). Ensino de química inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, 6(2), e041-e041.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geovani Rodrigues Silva, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.