Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086Palavras-chave:
Ensino Remoto, Atividade Experimental, PIBID, PRPResumo
O trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada com os bolsistas e orientadores do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio de atividades experimentais remotas nos formatos síncrono e assíncrono. Trata-se de uma pesquisa com cunho qualitativo realizada durante os anos de 2020 e 2021, em que os participantes tiveram, em conjunto, formações que subsidiaram o planejamento, execução e avaliação de atividades síncronas e assíncronas em meio a pandemia. Os sujeitos participantes da pesquisa, bolsistas e docentes, participaram com a realização de atividades síncronas e assíncronas e disponibilizaram suas compreensões por meio de um relato de experiência. O estudo da compreensão dos participantes foi possibilitado pela análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa apontam para dificuldades que se situam no âmbito das habilidades de execução das atividades, escolha do material, do conteúdo a ser ministrado, do nervosismo pela falta de conhecimento, das condições financeiras para adquirir materiais tecnológicos para a realização da atividade. Tais evidências indicam para a equipe novos aprendizados proporcionados pelo distanciamento social e o uso de tecnologias da informação e comunicação como meio de potencializar o processo de ensino e aprendizagem em atividades experimentais em meio a pandemia.Downloads
Referências
Ausubel, David (1980). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana Ltda.
Azevedo, Maria C. P. S. (2004). Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, Ana M. P. (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, cap. 2, 19-33.
Bogdan, Robert. C. & Biklen, Sari. K. (1994). Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora.
Barbosa, Amanda A. (2022). Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de Química, Revista Insignare Scientia, 4(6), Recuperado de: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175/8221.
Bardin, Laurence (1977). L’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France.
Bassoli, Fernanda (2014). Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência (s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, 20(3), 579-593. Recuperado de https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Mt8mZzjQcXTtK6bxR9Sw4Zg/?lang=pt.
Bevilacqua, Gabriela D., & Coutinho-Silva, Robson (2007). O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, 10(4), 84-92. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v10/v10a09.pdf.
Brasil (2002). Ministério da Educação. Ministério da Educação/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Publicacao_no_DOU_1691532_PORTARIA_N__83__DE_27_DE_ABRIL_DE_2022.pdf.
Brasil (2022). Ministério da Educação. Ministério da Educação/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Portaria Gab nº 82, de 26 de abril de 2022. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf.
Cruz, Fernanda, T., De Souza, Melissa M. M., Ribeiro, Helly, P. V., & Linhares, Lucília A. (2022) Experimentação lúdica: físico-química em um contexto remoto, EducEaD-Revista de Educação a Distância da UFVJM, 2(1), 41-56. Recuperado de: http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/39.
Delizoicov, Demétrio, Angotti, José A., & Pernambuco, Marta M. C. A. (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez.
Ferreira, Luiz H., Hartwig, Dácio R., & Oliveira, Ricardo C. (2010). Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, 32(2), 101-106. Recuperado de: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/08-PE-5207.pdf.
Garnica, Antonio V. M. (2004). História Oral e educação Matemática. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 77-97.
Giordan, Marcelo (1999). O papel da Experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, 10(10), 43-49. Recuperado de: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf.
Gomes, Sheila F., Penna, Juliana C. B. O., & Arroio, Agnaldo (2020) Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciênc. educ., 26. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bW5YKH7YdQ5yZwkJY5LjTts/?lang=pt.
Lima, Edson T. G., Silva, Jefferson C., & Pinheiro, Elayne B. F. (2022). Hidrodestilação: Uma alternativa de atividade experimental com materiais de Baixo custo para o Ensino de Química em tempos de pandemia, Research, Society and Development, 11(5). Retirado de: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28121.
Oliveira, Lucas R., Lopes, Bruno G., Ferreira, José L. A., & Figueirêdo, Alessandra M. T. A. (2022). Sequência didática: aplicação remota de conceitos químicos no ensino médio para uma discente surda, Research, Society and Development, 11(5). Recuperado de: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28254/24589.
Pérez, Nolaide D., Kiausowa, Mpangula, & Hernández, Alex E. (2021) Simulador virtual PhET para aprender Química en época de COVID-19. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(3). Recuperado de: https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/2641/2673.
Rodrigues, Kamila K. P., Do Nascimento, L. O., Silva, Andello M. F. S., & Figueiredo, Alessandra M. T. A. (2022). Aditivos alimentares: uma abordagem teórico-prática no Ensino de Química, Research, Society and Development, 11(5). Recuperado de: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28257/24590.
Salvadego, Wanda N. C., & Laburú, Carlos E. (2009). Uma análise das relações do saber profissional do professor do ensino médio com a atividade experimental no ensino de Química. Química Nova na Escola, 31(3), 216-223. Recuperado de: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/11-PEQ-4108.pdf.
Santos, Hebert F., & Amaral, Carmem L. C. (2019). Experimentação investigativa: aprendizagem de conceitos químicos através da montagem parcial de uma estação de tratamento de água, Scientia Naturalis, 1(2), 281-296. Recuperado de: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2510.
Santos, Lucelia R., & Menezes, Jorge A. (2020). A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 12(26), 180-207. Recuperado de: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940/pdf.
Santos, Wildson L. P., & Schnetzler, Roseli P. (1996). Função Social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova na Escola, 4(4), 28-34. Recuperado de: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf.
Silva, Eliana A. M., & Leão, Marcelo F. (2018). Desafios e contribuições da experimentação na formação inicial de professores de química. Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 11(24), 153-159. Recuperado de: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1277.
Silva, Maria, V. (2019). Experimentação e materiais alternativos: um olhar para a formação inicial dos professores de química, Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Sousa, Leonardo G., & Valério, Roberta, B. R. (2021). Química experimental no ensino remoto em tempos de COVID-19, Ensino em Perspectivas, 2(4), 1-10. Recuperado de: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6652#:~:text=Com%20o%20objetivo%20de%20amenizar,como%20estrat%C3%A9gias%20durante%20as%20aulas.
Thenório, Iberê (2012). Nuvem na garrafa (experiência de física). Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=kchoe5ceaaw.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ademir de Souza Pereira , Elaine da Silva Ramos , Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.