O Privilégio Insetal de Ser Coletivo: A Experiência do I Ciclo Formativo PRP/PIBID QUÍMICA da/na UFGD
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5085Palavras-chave:
Pandemia, Formação de professores/as, Pesquisa narrativaResumo
A pandemia da COVID-19 provocou mudanças na sociedade e consequentemente no campo educacional. Diante disto - nós - quatro professores/as coordenadores/as dos projetos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), assumimos o desafio de implementar tais projetos neste período atípico. Para tanto, organizamos coletivamente o “I Ciclo Formativo do PRP e do PIBID de Química da UFGD” e neste texto buscamos compreender as experiências vivenciadas por estes/as professores/as coordenadores/as de ambos projetos. Neste contexto, elaboramos narrativas ancoradas em nossas percepções, compreensões e problematizações relacionadas ao Ciclo. A pesquisa assumiu uma natureza qualitativa, com inspiração na pesquisa narrativa. Nesse ínterim, entretecemos um texto que articulou as quatro paisagens narrativas dos/as professores/as coordenadores/as, aqui chamados de Borboletas. Observamos que tivemos momentos de encanto e desencanto no itinerário que constituiu o Ciclo Formativo do PRP e do PIBID. As dificuldades de acesso à internet, as limitações tecnológicas entre outras nuances influenciaram na participação, na interação e na qualidade das mesmas. Também enfatizamos a potência da escrita narrativa para as ações realizadas no Ciclo acerca das nossas percepções das experiências vivenciadas, por último, conjecturamos que o nosso privilégio insetal é ser coletivo.Downloads
Referências
Brasil (2020). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Edital nº 2/2020. Disponível em <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf>.
Brasil (2020). Programa de Residência Pedagógica- Edital nº 1/2020. Disponível em <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf>
Brasil (2019). Ministério da Saúde/COE/SVS. Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. Disponível em <https://portalarquivos.saude.gov.br/images/af_gvs_coronavirus_6ago20_ajustes-finais-2.pdf>.
Clandinin, Jean, & Connelly, Michael (2015). Pesquisa narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU.
Coutinho, C. P. (2015). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedina.
Dorneles, Aline M. (2016) Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química: pontos bordados na partilha de experiências. 2016. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande-RS.
Faria, Juliana Batista, & Diniz-Pereira, Júlio E. (2019) Residência Pedagógica: afinal o que é isso? Educação Pública, 28(68), 333-356.
Flick, Uwe (2009). Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.
Freire, Paulo (2001). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESCO.
Freire, Paulo (2000). Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, Paulo, & Shor, Ira (1986). Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 224 p.
Orquiza-de-Carvalho, Lizete Maria, Carvalho, Washington L. P., & Junior, J. L. (Org.). (2016). Formação de Professores, questões sociocientíficas e avaliação em larga escala: aproximando a pós-graduação da escola. São Paulo: Escrituras.
Pereira, Ademir S., Miola, Adriana F. S., & Santos, Cíntia M. (2022). Programa Residência Pedagógica na UFGD (2020 – 2022): ações em tempos de pandemia. Quipá. Disponível em <https://quipaeditora.com.br/residencia-pedagogica>.
Sánchez-Gamboa, Silvio (2013). Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: Santos Filho, J. C., & Sánchez-Gamboa, S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. Col. Questões da Nossa Época, 46, 83-108.
Saviani, Dermeval (2020). Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, 45, 1–18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos, Ademir de Souza Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.