Programa de Residência Pedagógica: Anúncios e Denúncias sobre a Formação de Professores

Autores

  • André de Azambuja Maraschin Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Carlos Alberto Soares dos Santos Filho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Morgana Welke Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Márcia Von Frühauf Firme Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Márcio Marques Martins Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5191

Palavras-chave:

Formação acadêmico-profissional, Química, Resistência

Resumo

Este artigo objetivou, a partir de um olhar sensível para os relatos dos residentes da Universidade Federal do Pampa campus Bagé, enviado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, investigar o que se mostra sobre as duas primeiras edições do Programa de Residência Pedagógica, acerca de experiências docentes no núcleo de Química, ocorridas em uma escola de educação básica. Nessa perspectiva fenomenológica-hermenêutica, os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, originando duas categorias: i) A formação integral e coletiva e ii) As faces da Gestão Pública. Destaca-se como alguns dos resultados, a preocupação e o compromisso dos residentes sobre o seu fazer docente e a formação dos estudantes da educação básica. Também, a valorização da universidade e escola-campo sobre as atividades desenvolvidas. Além disso, denuncia-se aspectos de desmotivação e descaso com a formação profissional. Considera-se que o Residência Pedagógica, nas duas edições, constituiu-se como um espaço plural, crítico-reflexivo e de protagonismo na formação integral dos sujeitos envolvidos, sejam eles docentes orientadores, preceptores, graduandos e comunidade escolar.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

de Azambuja Maraschin, A., Soares dos Santos Filho, C. A., Welke, M., Von Frühauf Firme, M., & Marques Martins, M. (2023). Programa de Residência Pedagógica: Anúncios e Denúncias sobre a Formação de Professores. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 338–356. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5191