Os Estágios Supervisionados em Química no Âmbito do Programa Residência Pedagógica: Uma Análise no Contexto Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5111Palavras-chave:
Licenciatura em Química, Residência Pedagógica, Estágios SupervisionadosResumo
Este texto apresenta uma análise sobre as ações do Programa Residência Pedagógica da CAPES, desenvolvido pela Universidade Federal do Pará na área do ensino de Química, ocorridas no contexto da pandemia da COVID-19. A pesquisa evidenciou possibilidades criativas nas práticas de ensino executadas pelos residentes, bem como, suas correlações reflexivas sobre os Estágios Supervisionados quando vivenciados com e sem a imersão no Programa supracitado. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizou-se os relatórios finais dos residentes e entrevistas feitas com eles como fonte de dados. Sobre os resultados alcançados, destacam-se elementos importantes para fomentar debates acerca da reformulação do Estágio Supervisionado em função do caráter imersivo, dinâmico das práticas e maior exigência pela atuação direta do residente. Evidenciou-se também como o Programa possibilitou experiências diferenciadas e desafiadoras na formação docente dos residentes ao proporcionar maior engajamento, comprometimento, maturidade e adaptabilidade a contextos de ensino adversos. Sendo assim, pode ser observado nas experiências vivenciadas pelos sujeitos a relevância destas em sua trajetória formativa e na reafirmação de sua escolha profissional.Downloads
Referências
Avelino, Wagner F. (2020). Formação docente: a partir do estágio supervisionado. Revista Educação Pública, 20(43). Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/43/formacao-docente-a-partir-do-estagio-supervisionado. Acesso em: 03 jun. 2022.
Barbosa, Alessandro T., Gustavo L., & Kato, Danilo S. (2020). O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 379-399. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/396 . Acesso em: 27 maio 2022.
Bardin, Laurence (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições.
Barrachi, Sônia B. M., & Martins, Maria S. A. (2004). Metodologia diferenciada e integrada. 1º Congresso de Iniciação Científica e 1º Congresso de Pesquisadores da Fundação Educacional de Ituverava. São Paulo, SP.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Edital Capes nº 6/2018 - Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em 05 jun. 2022.
Costa, Antonia E. R., & Nascimento, Antonio W. R. (2020). Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. VII congresso nacional de educação. Maceió,AL. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID6370_30092020005800.pdf. Acesso em 02 jun. 2022.
Faria, Adriana C., Coimbra, Cindy S., Matos, Fábio W. S., & Bastos, Flávio A. (2021). A importância da residência pedagógica na imersão de licenciandos no ambiente escolar. Brazilian Journal of Development, 7(9), 90942-90950. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36163/pdf. Acesso em 04 jun. 2022.
Foerste, Erineu (2004). Parceria na formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, 34(3), 1-12. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/554Foerste.PDF. Acesso em: 05 jun. 2022.
Freitas, Monica C., Freitas, Bruno M., & Almeida, Danusa Mendes. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540 . Acesso em: 02 jun. 2022.
Garcia, Carlos M. (1999). Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto.
Lopes, Chaysther A. (2009). Uma Visão Do Estágio Supervisionado Por Licenciados em Educação Física. Itinerarius Reflectionis, 5(1), 1-13. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/20350/19187. Acesso em: 27 maio 2022.
Medeiros, Leonardo R., Souza, Louize G. S., & Almeida, Breno T. (2020). Reflexões sobre o uso das metodologias ativas em aulas remotas no ensino médio: um estudo de caso. Congresso Internacional das Licenciaturas (p. 1-6). [s/l]. Disponível em: https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1004.pdf . Acesso em: 27 maio 2022.
Nogueira, Leonardo C., Sousa, N. P. R., Ferreira, G., & Viana, R. H. O. (2020). As estratégias metodológicas utilizadas pelo programa residência pedagógica na formação inicial de professores. Revista Desafios, 7(Especial 2) 59-62. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/304914042.pdf . Acesso em 25 maio 2022.
Romanowski, Joana P., Rufato, João A., & Pagnoncelli , Vanessa (2021). Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Críticas, 27. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/38846/31404 . Acesso em: 12 jun. 2022
Soares, Elane C., Nóbrega, Ana P. A., Nehme, Claudia J., & Silva, Carmen A. (2021). Desenvolvimento profissional de professores e o Programa Residência Pedagógica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(3), 1-21. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12616. Acesso em: 03 jun. 2022.
Souza, Dominique G., & Miranda, Jean C. (2020). Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim De Conjuntura (BOCA), 4(11), 81–89. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38/34 . Acesso em 05 jun. 2022.
Tardif, Maurice, & Raymond, D. (2000). Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação & Sociedade, (73) 209-244. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Ks666mx7qLpbLThJQmXL7CB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2022.
Tavares, Wolmer R., (2020, 2 de julho). Implicações da pandemia: a reinvenção do processo educativo. Planeta Educação. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/tecnologia-na-educacao/a/341/implicacoes-da-pandemia-a-reinvencao-do-processo-educativo. Acesso em: 07 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Janes Kened Rodrigues dos Santos, Francisco Frank Dourado Capistrano , Giovane dos Santos Dutra , Emilay Thamiely Tavares de Sena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.