Afinal, Por Que Ser Residente Pedagógico? Perspectivas de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Quézia Raquel Ribeiro da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Kalline de Almeida Alves Carneiro Instituto Nacional do Semiárido (INSA)
  • Paulo Cesar Geglio Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria Betania Hermenegildo dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5192

Palavras-chave:

Narrativas, Formação Inicial, Expectativas Profissionais

Resumo

Rememorando as origens, identidades e propósitos do Programa de Residência Pedagógica (PRP), percebemos que este objetiva, desde os seus primórdios, encaminhar os licenciandos para a imersão, identificação e reflexão sobre as questões que perpassam a sala de aula e o ambiente escolar de maneira geral. Assim, ao reconhecermos a relevância do PRP na formação inicial de professores, objetivamos, neste estudo, compreender, por meio de narrativas de estudantes de licenciatura em química, de que forma o programa se apresenta a eles e quais aproximações e expectativas estabelecem com ele. Como fonte de dados, debruçamo-nos sobre cartas de intenções elaboradas por 14 estudantes, na condição de candidatos a uma vaga no programa. Analisamos as narrativas seguindo as etapas propostas na análise de conteúdo, o que nos permitiu apresentar os dados em termos de quatro categorias distintas: PRP como movimento de transformação educacional e social; PRP como princípio do futuro profissional; PRP articulado aos estágios supervisionados e PRP como movimento de entrelaçamento teoria e prática. Dos resultados alcançados lampejam reflexões quanto às dimensões criativa, política e coletiva envolvidas no exercício da docência, e quanto à relevância da relação teoria e prática na formação de professores. Concluímos, por meio das narrativas registradas, que as vivências escolares alcançadas a partir do PRP apresentam-se como um importante movimento formativo, projetando os licenciandos como agentes transformadores, comprometidos com uma formação prática, reflexiva e identitária.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Ribeiro da Silva , Q. R. ., de Almeida Alves Carneiro, K. ., Cesar Geglio , P. ., & Santos, M. B. H. dos. (2023). Afinal, Por Que Ser Residente Pedagógico? Perspectivas de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 146–161. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5192

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