Iniciação à Docência na Licenciatura em Química: Experiências, Olhares e Trajetórias de Egressos de um Subprojeto do PIBID no Centro-Sul do Ceará (2010-2018)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5077Palavras-chave:
Iniciação à docência, Formação docente, Licenciatura em QuímicaResumo
A iniciação à docência tem oportunizado aos futuros professores experiências significativas sobre o chão da escola e a complexidade da profissão docente e, junto aos estágios, tem melhorado a qualidade da formação inicial docente. Assim, neste estudo buscou-se conhecer e analisar a influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial e na atuação docente de um grupo de egressos de um curso de Licenciatura em Química da região Centro-Sul do Ceará, que foram bolsistas do programa entre 2010 e 2018 e encontram-se inseridos no magistério da Educação Básica. Os dados foram gerados a partir de um questionário semiestruturado e revelam as potencialidades do programa não só para os estudantes da Licenciatura em Química, mas para todos os outros sujeitos nele envolvidos. Suas contribuições residem, dentre outros aspectos, na permanência dos estudantes na licenciatura e no seu interesse pelo magistério, influenciando na sua inserção profissional no mercado de trabalho e no desenvolvimento profissional docente deles, dos supervisores e coordenadores do programa, melhorando o ensino de Química nas escolas parceiras do subprojeto.Downloads
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