O Ensino de Química Frente à Experimentação: Conhecendo Diferentes Realidades
Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de Química, ProfessoresResumo
O presente estudo é um recorte monográfico de um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Química do IFCE – campus Iguatu em junho de 2015, que objetivou compreender a percepção de professores do ensino médio de duas instituições públicas, uma estadual e outra federal, sobre a experimentação como ferramenta colaboradora no processo de aprendizagem para os alunos do ensino médio. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa desenvolveu-se com dois professores da instituição estadual e três da federal. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e submetidos, posteriormente, à análise de conteúdo. Os resultados apontam uma diferenciação na prática pedagógica dos professores de ambas as instituições. Embora, a instituição federal possua um laboratório de Química bem estruturado, detectou-se que dificilmente este é utilizado. Já na estadual, o laboratório possui estrutura bem inferior e poucos materiais, mas as atividades experimentais são realizadas frequentemente. Todos os professores da federal são mestres ou doutores na área da Química, porém, a maioria não possui licenciatura, tem pouco tempo de experiência docente e a maioria deles nunca realiza atividades experimentais com os seus alunos, apesar de afirmar que tais atividades podem melhorar a aprendizagem. Especialmente entre os professores que não possuem licenciatura, há uma visão simplista e reducionista sobre a experimentação, cuja finalidade, para eles, é mais a de ‘provar na prática o que se vê na teoria’ do que desenvolver e estimular a aprendizagem dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Silva, N. M. R., Silva, W. D. A. da, & Paula, N. L. M. de. (2017). O Ensino de Química Frente à Experimentação: Conhecendo Diferentes Realidades. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 70–78. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1316
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.