A Construção do Conhecimento Químico por meio do Uso da Metodologia de Experimentação Investigativa
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4828Palavras-chave:
Experimentação Investigativa;, E-book, Ensino de QuímicaResumo
Neste trabalho procurou-se discutir a importância da Metodologia de Experimentação Investigativa no Ensino de Química na Educação Básica, como uma alternativa metodológica que pode ser utilizada por professores do Ensino Médio no componente curricular de Química. O trabalho é um recorte do Produto Educacional – E-book, da Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da professora pesquisadora. No E-book estão disponibilizados três blocos de experimentos, para o Primeiro, Segundo e Terceiro Anos do Ensino Médio, dos quais quatro dos experimentos elaborados para o Primeiro Ano foram aplicados durante o mestrado. Neste artigo, aborda-se a importância da Experimentação Investigativa no Ensino de Química, procurando elaborar uma abordagem coerente e eficiente para o Ensino Médio, disponibilizando um experimento sugerido no E-book, para o Terceiro Ano do Ensino Médio. Constata-se que a Experimentação Investigativa pode instigar o aluno a buscar e construir novas representações ou novos procedimentos para resolver uma determinada situação- problema, tornando -se protagonistas de sua própria aprendizagem.Downloads
Referências
Angotti, José André, Delizoicov, Demétrio, & Pernambuco, Marta Maria (2002). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira, & Abib, Maria Lúcia Vital dos Santos (2003). Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, 25(2), pp.176-194.
Azebedo, Maria Cristina, P. Stella (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, Anna Maria, P. (Org). Ensino de Ciências – Unindo a pesquisa e a prática. Thomson.
Bizzo, Nélio (1998) Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática: São Paulo.
Borges, Antônio (2002). Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(3), pp. 291-313.
Calefi, Paulo, Reis, Márcio José, & Rezende, Fernanda Carvalho (2015). Atividade Experimental Investigativa na Formação Inicial de Professores de Química: ferramenta para o desenvolvimento de aprendizagem significativa. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC - Águas de Lindóia, São Paulo. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP.
Carvalho, Anna Maria Pessoa, Azevedo, Maria Cristina, P. Stella, & Nascimento, Viviane Briccia do (2006). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Calixto, Vivian (2015). O PIBID-Química como potência na formação de professores/pesquisadores. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC - Águas de Lindóia, São Paulo. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP.
Machado, Andréa Horta (1999). Aula de Química, discurso e conhecimento. Ijuí: Unijuí.
Galiazzi, Maria do Carmo, & Gonçalves, Fábio P. (2004). A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Química Nova, 27(2), pp. 326.
Geraldi, João Wanderley (1993). Portos de passagem. ed. 2. São Paulo: Martins Fontes.
Gil-Pérez, Daniel, & Castro, Pablo Valdes, P. (1996). La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, 14(2), pp. 155-163.
Goi, Mara Elisângela Jappe, & Santos, Flávia Maria Teixeira (2003). A Construção do Conhecimento Químico por Estratégias de Resolução de Problemas. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IV ENPEC – Bauru – São Paulo. Anais [...]. Bauru, SP.
Gonçalves, Fábio Peres, & Marques, Carlos Alberto (2006). Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, 11(2), pp. 219-238.
Gonçalves, Raquel Pereira Neves, & Goi, Mara Elisângela Jappe (2020). Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica. Revista Research, Society and Development, 9(1), e126911787.
Gonçalves, Raquel Pereira Neves, & Goi, Mara Elisângela Jappe (2020). Metodologia de Experimentação como Estratégia Potencializadora para o Ensino de Química. Revista Comunicações, 27(21), pp. 219-247.
Hodson, Derek (1998). Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, 20.
Hodson, Derek (1992). In search of a meaningful relationship: an exploration of some issues relating to integration in science and science education. International Journal of Science Education, 14(5), pp. 541-562.
Laburú, Carlos Eduardo, Barros, Marcelo Alves, & Kanbach, Bruno Gusmão (2007). A relação com o Saber Profissional do Professor de Física e o Fracasso da Implementação de Atividades Experimentais no Ensino Médio. Revista Investigação do Ensino de Ciências, 12(3).
Lüdke, Menga, & André, Marli (1986). Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Moreira, Hellem Renata, Rosa, Lívia Maria Ribeiro, & Suart, Rita de Cássia (2011). Analisando interações argumentativas entre alunos do ensino médio e licenciando em química: contribuição para a formação inicial docente. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC – Campinas, São Paulo. Anais [...]. Campinas, SP.
Oliveira, Noé, & Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa (2010). As atividades de experimentação investigativa em ciência na sala de aula de escolas de ensino médio e suas interações com o lúdico. Anais... ENEQ, 15, 2010. Brasília. Resumos... Brasília.
Silva, Dayse Pereira (2011). Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores. 2011, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – área Ensino de Química) – Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: http://www. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-01062012-135651/publico/Dayse_Pereira_da_Silva.pdf. Acesso em 12 set. 2021.
Suart, Rita de Cássia, & Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (2008). Atividades Experimentais Investigativas: habilidades manifestadas por alunos do Ensino Médio. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Atas… Universidade Federal do Paraná.
Trevisan, Tatiana Santini, & Martins, Pura Lúcia Oliver (2006). A Prática Pedagógica do Professor de Química: Possibilidades e Limites. UNIrevista, 1(2).
Urani, Fabiana de Souza, & Machado, Patrícia Fernandes Lootens (2013). Avaliação sobre o uso do Açúcar no Ensino Aprendizagem dos Conceitos de Materiais e Substâncias no 9º ano. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC - Águas de Lindóia, São Paulo. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP.
Zabala, Antoni (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Zuliani, Silvia Regina Quijadas, & Ângelo, A. C. D. A utilização de metodologias alternativas: o método investigativo e a aprendizagem de química. In: Educação em Ciências da pesquisa à prática docente. Ed. Escrituras: Autores Associados, p. 69-80, 2001.
Wilsek, Marilei Aparecida G. (2009). Ensinar e Aprender Ciências no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas através da Resolução de Problemas. Curitiba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raquel Pereira Neves Gonçalves, Mara Elisângela Jappe Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.