Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5044

Palavras-chave:

Identidade Docente, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Química

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de analisar como o Programa de Residência Pedagógica favorece a construção da identidade docente de licenciandos em Química de uma instituição pública de ensino superior. Com abordagem metodológica de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de produção de dados foram o grupo focal e a técnica de associação livre de palavras, e os sujeitos foram oito estudantes de licenciatura em Química participantes do programa. Os resultados apontaram que a participação no programa favoreceu mudanças nas concepções dos participantes da pesquisa sobre ser professor de Química e sobre o trabalho docente. A visão sobre o domínio dos conceitos e conteúdos deu lugar a uma visão mais estruturada de como esses devem ser abordados e da importância das interações professor-aluno para mediar esse processo de construção do conhecimento. Os participantes perceberam que o trabalho docente, muitas vezes, é desvalorizado pela escola, que interfere no trabalho do professor, nem sempre de forma positiva; bem como evidenciaram as condições precárias do trabalho docente. Assim, a identidade docente dos estudantes está vinculada tanto à dimensão educacional como à dimensão contextual.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Aghta Pantano Souza, G., & Guimarães, O. M. (2023). Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 46–69. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5044