Tendências das pesquisas internacionais sobre o ensino de Ciências para deficientes visuais: Foco nos materiais didáticos para o Ensino de Química
Resumo
O artigo tem como objetivo a análise das tendências das pesquisas presentes naliteratura internacional sobre o Ensino de Ciências da Natureza com o enfoque no desenvolvimento de materiais didáticos (MD) para o ensino de Química para inclusão de deficientes visuais (DV). A base de dados utilizada foi o sistema Qualis nas categorias A1, A2, B1, B2 da área de Ensino e Educação da Capes. Foram encontrados 26 artigos. Partindo da análise desses artigos verificou-se que a maioria dos MDs voltados ao Ensino de Química: são oriundos dos EUA, se utilizam da linguagem Braille, tecnologia assistiva e suporte tátil-visual para veiculação da informação. Em todos os artigos notou-se a preocupação com a inclusão efetiva do DV em sala de aula, sendo os MD possíveis de uso por alunos com ou sem deficiência visual. Os resultados apontam que existe uma preocupação em elaborar materiais didáticos que explorem a didática multissensorial, a fim de ampliar as múltiplas fontes de captação da informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-27
Como Citar
Fochesato, R. de A., & Guimarães, O. M. (2017). Tendências das pesquisas internacionais sobre o ensino de Ciências para deficientes visuais: Foco nos materiais didáticos para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 47–68. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1357
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.