Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo

Autores

  • Elâyny Hellen Souza Soares Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Suiane Ewerling da Rosa Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação, Itinerário Formativo

Resumo

Os itinerários formativos, sob a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, fazem parte das novas políticas educacionais atribuídas para a etapa do Ensino Médio. Além disso, consistem na parte flexível do novo currículo com o intuito de possibilitar aos estudantes um aprofundamento dos estudos mediante suas escolhas. Nesse contexto, esta pesquisa buscou caracterizar aspectos gerais e teóricos acerca dos itinerários formativos com olhares voltados para a Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, especificamente sobre a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando-se da metodologia da pesquisa qualitativa para a obtenção dos resultados mediante a aplicação de uma proposta educacional no âmbito do Programa Residência Pedagógica a partir da abordagem do Ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos mostraram que o Ensino de Ciências por Investigação contribuiu para o alcance de propósitos educacionais críticos dos itinerários formativos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias trazendo uma perspectiva de valorização das ciências e indicativos para a promoção da alfabetização científica, além de possibilidades formativas críticas para a implementação dessas novas políticas educacionais.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Soares, E. H. S., & Ewerling da Rosa, S. (2023). Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 83–105. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087

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