As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435Palavras-chave:
História do Ensino, Currículo de Química, Diagrama de Linus PaulingResumo
Neste trabalho serão apresentados alguns resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar, em uma perspectiva histórica, as relações entre o discurso e o currículo na construção do conhecimento de Química no ensino secundário. Para isso, foram interpretadas as ilustrações do esquema de energia proposto originalmente por Linus Pauling (1939) e as articulações dessas imagens com os respectivos textos em livros didáticos publicados no Brasil entre 1960 e 1970, uma vez que foi nessa década que o tema ganhou destaque nos currículos de Química. Para a realização dessa análise foram consideradas as noções de história propostas por Foucault (2019) e duas das categorias propostas por Perales e Jiménez (2002): a função da imagem na lição e o grau de iconicidade. Os resultados apontaram que, na maioria das vezes, as imagens foram utilizadas com a função de descrição da estrutura da matéria e comportavam um baixo grau de iconicidade, exigindo um alto nível de conhecimento do código simbólico utilizado. Além disso, foi verificado que, ao longo da década de 1960, houve uma transformação das funções pedagógicas das imagens, ou seja, nas obras publicadas no início da década as imagens eram usadas como um complemento da explicação da energia dos elétrons, mas, aos poucos, foram sendo inseridas para representarem supostos espaços existentes no átomo a serem ocupados por elétrons.Downloads
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