As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970

Autores

  • Reginaldo Alberto Meloni Universidade Federal de São Paulo
  • André Amaral Gonçalves Bianco Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435

Palavras-chave:

História do Ensino, Currículo de Química, Diagrama de Linus Pauling

Resumo

Neste trabalho serão apresentados alguns resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar, em uma perspectiva histórica, as relações entre o discurso e o currículo na construção do conhecimento de Química no ensino secundário. Para isso, foram interpretadas as ilustrações do esquema de energia proposto originalmente por Linus Pauling (1939) e as articulações dessas imagens com os respectivos textos em livros didáticos publicados no Brasil entre 1960 e 1970, uma vez que foi nessa década que o tema ganhou destaque nos currículos de Química. Para a realização dessa análise foram consideradas as noções de história propostas por Foucault (2019) e duas das categorias propostas por Perales e Jiménez (2002): a função da imagem na lição e o grau de iconicidade. Os resultados apontaram que, na maioria das vezes, as imagens foram utilizadas com a função de descrição da estrutura da matéria e comportavam um baixo grau de iconicidade, exigindo um alto nível de conhecimento do código simbólico utilizado. Além disso, foi verificado que, ao longo da década de 1960, houve uma transformação das funções pedagógicas das imagens, ou seja, nas obras publicadas no início da década as imagens eram usadas como um complemento da explicação da energia dos elétrons, mas, aos poucos, foram sendo inseridas para representarem supostos espaços existentes no átomo a serem ocupados por elétrons.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Meloni , R. A. ., & Bianco, A. A. G. (2021). As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 377–393. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435

Edição

Seção

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino