Concepções da Prática de Ensino de Química em Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio: Estudo de Caso na Cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3741

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação, Ensino e Aprendizagem, Evasão Escolar

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte.  Este estudo tem como objetivo diagnosticar a situação do ensino de Química em escolas públicas e privadas de ensino médio do município de Pau dos Ferros.  Este estudo foi baseado em uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Este estudo foi baseado em uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo. A análise foi aplicada em 04 escolas de ensino médio do município de Pau dos Ferros, adotando como técnica de obtenção de dados a aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas, para um total de 415 alunos, 04 professores e responsáveis pela direção de cada escola. Na análise das percepções dos participantes da pesquisa, verificaram-se poucas diferenças entre as escolas, no que diz respeito a como e em que condições ocorre o ensino de química, sendo a realidade praticamente a mesma. No entanto, as escolas privadas apresentam melhores condições estruturais, o que reflete diretamente na aprendizagem e no perfil do aluno que sai do ensino médio em busca de novos desafios, como ingressar no ensino superior, ou mesmo no mercado de trabalho.  Com o desenvolvimento desta pesquisa, é possível entender quais metodologias são adotadas no ensino de química nas escolas, identificar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, permitindo que a Universidade pense e desenvolva ações junto às escolas a fim de fortalecer a planejamento e execução de atividades práticas e experimentais e o aprimoramento do aprendizado dos conteúdos não só de química, mas de ciências exatas e naturais, desde a educação básica.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

GRADUADA NO CURSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.  CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE PAU DOS FERROS

Shirlene Kelly Santos Carmo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Departamento de Ciências Exatas e Naturais.

Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Claudia Alves de Sousa Muniz, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Química Licenciatura (2002), Mestrado em Química (2005) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008).  Departamento de Ciências Exatas e Naturais.

Mônica Paula de Sousa Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - Universidades Estadual do Ceará - UECE (2011) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013).  Departamento de Ciências Exatas e Naturais.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Nascimento, T. da S. do, Carmo, S. K. S., Nascimento, G. L. S. do, Muniz, C. A. de S., & Martins, M. P. de S. (2022). Concepções da Prática de Ensino de Química em Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio: Estudo de Caso na Cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte). Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 121–138. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3741

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química