Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4885

Palavras-chave:

Ensino de Química., Atividades Lúdicas., Termoquímica.

Resumo

Diante da natureza eminentemente abstrata da Química, as atividades lúdicas se configuram como uma importante estratégia didática para promover a compreensão dos conceitos mais complexos e abstratos presentes no conteúdo deste componente curricular. Tais estratégias colaboram para o Ensino de Ciências, especificamente, o de Química, em relação ao conteúdo de Termoquímica. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as estratégias metodológicas usadas pelos professores de Química de Campo Verde – MT, ao ensinarem os conceitos de Termoquímica. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, por meio do Estudo de Caso que teve como instrumento de coleta o questionário e entrevista semiestruturada. Como método de análise de dados foi usada a Análise Textual Discursiva. Nesse âmbito, a partir dos resultados obtidos, observou-se que os conceitos abordados, no conteúdo de Termoquímica, termos como: calor, energia e temperatura; esses conceitos ainda causam algumas confusões na hora de serem explanados em sala de aula. Assim, demonstra-se que esta temática ainda precisa ser muito explorada com o intuito de contribuir no processo de ensino, evitando, assim, concepções errôneas aos alunos, como também as atividades lúdicas como metodologia didática na construção desses conceitos.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Martins, G. S. O., & Ribeiro, M. T. D. (2022). Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 249–263. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4885

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química