Avaliações da Aprendizagem na Construção da Escola Inclusiva: Uma Revisão Bibliográfica sobre a Temática no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5432Palavras-chave:
Inclusão, Avaliação, Educação InclusivaResumo
A avaliação é um ponto crucial para a democratização e respeito à diversidade na escola. Qualquer que seja o nível de avaliação, esta deve estar correlacionada com o processo de reflexão, acompanhamento e redirecionamento das ações educativas. A avaliação torna-se inclusiva à medida em que a escola direciona o seu foco para as necessidades específicas de cada educando, identificando suas particularidades e o considerando como sujeito singular. Ancorando nesse aspecto surgem os questionamentos: A avaliação pode ser inclusiva, quando aplicada para educandos com deficiências em um contexto de classe regular? Como avaliar esse público de maneira menos burocrática e mais formativa? Baseando-nos nessa problemática, buscamos realizar uma revisão bibliográfica, objetivando conceituar, em um primeiro momento, as funções das avaliações da aprendizagem que costumeiramente são utilizadas nas instituições escolares. Posteriormente, iremos abordar acerca da avaliação inclusiva como eixo norteador no Projeto Político Pedagógico – PPP e em seguida questões intrínsecas a relação entre o Ensino de Ciências e a avaliação inclusiva.Downloads
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