Revoada dos Cupins e Piracema: Proposta para o Ensino de Química

Autores

  • Edna Mesquita Brito Cantanhede Universidade do Estado do Amapá
  • Wendel Favacho da Costa Universidade Estadual do Amapá
  • Ramon de Oliveira Santana Universidade Estadual do Amapá
  • Leliane da Costa Ferreira Universidade Estadual do Amapá
  • Wesley Pereira da Silva Universidade de Brasília
  • Gerson de Souza Mól Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Feromônios, Saberes Populares, Ensino de Química.

Resumo

O trabalho tem por objetivo abordar dois fenômenos naturais, revoada dos cupins e piracema, desenvolvidos a partir de um saber popular. A presente proposta foi realizada associando conteúdos químicos ao contexto regional amapaense. A proposta foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá (IFAP), localizado na cidade de Macapá/AP. O uso de “temas geradores” como metodologia, teve sua escolha considerando as possibilidades para familiarizar o contexto social, da comunidade e da região do aluno e seus conhecimentos ao ensino de Ciências/Química. A aplicação da proposta demonstrou, em seus resultados, que ao relacionar os saberes escolares com os saberes populares, os assuntos de química estudados puderam ser abordados de maneira mais motivadora, sendo observado uma grande participação dos estudantes, bem como, contribuiu para desenvolver no educando uma interpretação mais crítica acerca das questões atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Cantanhede, E. M. B., Costa, W. F. da, Santana, R. de O., Ferreira, L. da C., Silva, W. P. da, & Mól, G. de S. (2019). Revoada dos Cupins e Piracema: Proposta para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 151–163. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2274

Edição

Seção

Especial - ENEQ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)