Revoada dos Cupins e Piracema: Proposta para o Ensino de Química
Palavras-chave:
Feromônios, Saberes Populares, Ensino de Química.Resumo
O trabalho tem por objetivo abordar dois fenômenos naturais, revoada dos cupins e piracema, desenvolvidos a partir de um saber popular. A presente proposta foi realizada associando conteúdos químicos ao contexto regional amapaense. A proposta foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá (IFAP), localizado na cidade de Macapá/AP. O uso de “temas geradores” como metodologia, teve sua escolha considerando as possibilidades para familiarizar o contexto social, da comunidade e da região do aluno e seus conhecimentos ao ensino de Ciências/Química. A aplicação da proposta demonstrou, em seus resultados, que ao relacionar os saberes escolares com os saberes populares, os assuntos de química estudados puderam ser abordados de maneira mais motivadora, sendo observado uma grande participação dos estudantes, bem como, contribuiu para desenvolver no educando uma interpretação mais crítica acerca das questões atuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-10-07
Como Citar
Cantanhede, E. M. B., Costa, W. F. da, Santana, R. de O., Ferreira, L. da C., Silva, W. P. da, & Mól, G. de S. (2019). Revoada dos Cupins e Piracema: Proposta para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 151–163. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2274
Edição
Seção
Especial - ENEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.