Uso de Tecnologias Digitais em Projeto de Monitoria da Disciplina de Química Geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4793

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino de Química, Tecnologias digitais, Ambiente Virtual de Atividades

Resumo

Programas de monitoria são tidos nas universidades brasileiras como importante instrumento para promover o ensino e a aprendizagem. A literatura, que é pouco vasta neste tema, apresenta, basicamente, duas linhas de ação de projetos de monitoria: apoio a estudantes nas disciplinas e percurso de formação docente dos monitores. Neste trabalho apresenta-se uma proposta metodológica que introduz tecnologias digitais em projeto de monitoria na disciplina de Química Geral para alunos ingressantes, seguindo a linha de Pesquisa-Ação, com uma sequência que explora Ambientes Virtuais de Aprendizagem e tecnologias digitais. A proposta, do ponto de vista de apoio didático, promoveu melhora na participação dos alunos na monitoria contribuindo para uma mudança atitudinal dos estudantes com relação ao estudo. Por outro lado, do ponto de vista de formação do monitor, permitiu que os monitores tivessem contato com o planejamento e a confecção de material didático usando ferramentas digitais, contribuindo para a sua formação docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Augusto Oliveira Huguenin, Universidade Federal Fluminense

Bacharel, Licenciado e Doutor em Física, é professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFF. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFF e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF Polo 15 UFF/IFRJ.

Referências

Amorim, Tassila B., Paixão, Maria de Fátima M., da Silva, Alan G. C. (2017). A importância da monitoria para o aprendizado de Química. Revista de Ensino de Engenharia. 36(2), 27-34.

Benigno, Ana Paula A., Lima, Antônio Carlos S., de Oliveira, Elielson C., & de Oliveira, César C. (2012). Atividade de Monitoria no Ensino de Química: Estudo de Caso do IFAL - Campus Murici. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Bahia. Anais... Bahia: XVI ENEQ.

BRASIL. Presidência da República. Reforma universitária: relatório do grupo de trabalho criado pelo decreto n. 62937/68. Brasília: Presidência da República, 1968.

Camacho, Alessandra, C. L. F., Joaquim, Fabiana L., de Menezes, Harlon, F., & Sant’Anna, Rosana M. (2020). Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, 9(5), e30953151.

Celestino, Marcelo S., Colloca, Nicolas Antônio M. S., Ananias Junior, Luiz Francisco, Albino, João Pedro, & Valente, Vânia Cristina P. N. (2019). As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na Educação: teoria & prática. 22(2), 210-228.

Cunha, Aparecida M., Tunes, Elizabeth, & da Silva, Roberto R. (2001). Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova. 24(1), 262-280.

Dantas, Otilia Maria. (2014). Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 95(241), 567-589.

Felicetti, Vera Lucia, Gomes, Kelly A., & Fossatti, P. (2013). Acadêmicos que frequentam a monitoria: comprometimento e aprovação. In: Tercera Conferencia Latino Americana sobre el Abandono em la Educacion Superior, 2013, México. Anais... Mexico: Congreso CLABES III.

Flores, Jeronimo B., Lima, Valderez Marina do R.; & Fontella, Caren Rejane de F. (2017). Análise das monitorias de Cálculo e de Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 34(1), 47-63.

Frison, Lourdes Maria B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1), 133-153.

Giannella, Taís R., Struchiner, Miriam, & Ricciardi, Regina Maria V. (2012). Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes. Revista Educação Pública.

Hoffmann, Jussara. (2009). Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, Porto Alegre: Mediação.

Jesus, Filipe A. (2015). Em busca de soluções para evitar a evasão nos cursos de exatas da Universidade Federal de Sergipe: relatos de uma proposta da Química. Debates em Educação. 7(15), 34-55.

Leite, Bruno S. (2015). Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e Prática na Formação Docente. Curitiba: Editora Appris.

Lévy, P. (2013). As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34.

Lima, Érika R. P. O., & Moita, Filomena Maria G. da S. C. (2011). A tecnologia e o ensino de Química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB.

Manara, Alecia S., & Lima, Bento A. D. (2014). A mediação das práticas educativas através da tecnologia na educação à distância. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, 3(2), 94-102.

McKay, Judy & Marshall, Peter. (2001). The Dual Imperatives of Action Research. Information Technology & People, 14(1), 46-59.

Ministério da Educação (2019). Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019: Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância -EAD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. MEC.

Melo, Ana Danielle de Q., & Saldanha, Sabrina M. C. (2020). A retenção dos alunos da Licenciatura em Química do IFCE, campus Quixadá: uma análise. Educação, Escola & Sociedade. 13, e202005, 1-16.

Melo, Geovana F. (2017). Monitoria: projeto formativo para iniciação à docência universitária. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 9(17), 57-71.

Menezes, Jones B. F., & Mota, Francisca Daniela de L. (2019). O uso das tecnologias educacionais durante o exercício da monitoria acadêmica em um curso de ciências biológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica. 6(1), 96-108.

Mól, Gerson de S. (2017). Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 495–513. .

Moraes, Ana Carolina. (2011). Utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Monitoria de Cálculo I. Revista Interdisciplinar Aplicada. 5(3), 28-38.

Pavão, Augusto Carlos, & Castro, Celeneh R. de. (2017). O desempenho acadêmico dos estudantes cotistas e não cotistas no contexto inclusivo da Lei 12.711: uma análise comparativa na Universidade Federal Rural do semi-árido. Revista Brasileira de Ensino Superior. 3(3), 54-79.

Sandes, Rafael D. D., Ambrosio, Renato C., & Angelucci, Camilo A. (2013). Integração numérica de leis de velocidade diferenciais com o uso do SCILAB. Química Nova. 36(1), 181-186.

Sanguinette, Nathália Cristina, A., Botelho, Lorena B., Freitas, Osvaldo P., del Nero, Jéssica, & Pereira, Mírian da S. C. (2021). Tutoria universitária no ensino de Química Geral e Analítica. Revista Debates em Ensino de Química. 7(1), 151-165.

Santos, Geovannia M., Batista, & Sylvia Helena S. da S. (2015). Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, 40(3), 203-207.

Tripp, D. (2005) Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466.

Vasconcelos, Yumara Lucia, França, Suely M., & Santos, Flavio M. (2013). Estratégias de Ensino Aplicáveis na Educação a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 14(3), 183-188.

Yoneda, Julliane D., & Huguenin, José Augusto O. (2018). Proposta de sequência didática para a disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais. Revista Docência do Ensino Superior, 8(2), 60-77.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cardoso Nigre, M. A., Raziel Gonçalves Ramos, R., Oliveira Huguenin, J. A., & Yoneda, J. (2022). Uso de Tecnologias Digitais em Projeto de Monitoria da Disciplina de Química Geral. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 204–217. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4793

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química