Concepções Avaliativas de Professores de Química do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4951Palavras-chave:
Avaliação, Ensino de Química, Tendências PedagógicasResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as concepções avaliativas de professores de Química da rede pública estadual de educação em Goiânia. É um estudo predominantemente qualitativo, baseado nos pressupostos da análise de conteúdo. A entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para proceder à coleta dos dados, que foram analisados a partir da articulação entre as concepções avaliativas (formativa e certificativa) e as tendências pedagógicas (tradicional, tecnicista, progressivista e progressistas), assumidas como referencial teórico. As falas dos professores entrevistados apontam para uma prática avaliativa centrada na verificação, tendo na prova seu principal instrumento, mas, que no entanto, também valoriza a participação dos estudantes nas aulas. Suas falas sinalizam, ainda, para uma prática pedagógica pautada na transmissão/recepção dos conteúdos, na qual o livro didático é o principal recurso. Dessa forma, foi possível concluir que, no discurso desses professores, prevalece uma concepção avaliativa de caráter certificativo, baseada, ainda que de forma inconsciente, nos fundamentos da pedagogia tradicional, permeada por elementos do tecnicismo e do progressivismo. Ressaltamos a importância da problematização das questões relacionadas à avaliação, na perspectiva de uma educação progressista, como componente essencial na construção de uma escola que possibilite ao estudante tornar-se sujeito no processo histórico. Para tanto, o debate sobre a temática da avaliação na formação inicial e continuada é fundamental no processo de constituição do professor como profissional capaz de refletir criticamente sobre sua ação.Downloads
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