Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências

Autores

  • Deivisson Montalvão de Araújo Universidade de Brasília
  • Roberto Ribeiro da Silva Universidade de Brasília
  • Verenna Barbosa Gomes Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma análise comparativa de seis textos de divulgação científica em diferentes veículos de divulgação, com o intuito de identificar as potencialidades para o ensino de ciências. A realização dessa análise foi feita a partir dos critérios que a literatura indica como presentes em textos de divulgação científica para o ensino formal: conteúdo (temática, procedimentos internos da ciência, funcionamento institucional da ciência, abordagens e contexto) e forma (estrutura, linguagem, aspectos visuais e textuais). Adicionalmente, três critérios de avaliação foram adicionados na categoria de conteúdo: contexto histórico, aspectos controversos decorrentes da relação ciência, tecnologia e sociedade e descrição ou sugestão de experimentos. De modo geral, os resultados indicam que quatro textos são indicados quando o objetivo é informar rapidamente ao grande público algumas questões da ciência e outros dois são indicados quando o objetivo é uma discussão mais aprofundada no âmbito do ensino nas aulas ciências.

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Biografia do Autor

Deivisson Montalvão de Araújo, Universidade de Brasília

Discente do curso de Licenciatura em Química-UnB

Roberto Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Docente do curso de Licenciatura em Química -UnB Docente do Programa de Pós Graduação em Educação em Química-UnB

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Araújo, D. M., da Silva, R. R., & Gomes, V. B. (2022). Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 67–81. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais