Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281Palavras-chave:
Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Textos de Divulgação Científica no Ensino de CiênciasResumo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma análise comparativa de seis textos de divulgação científica em diferentes veículos de divulgação, com o intuito de identificar as potencialidades para o ensino de ciências. A realização dessa análise foi feita a partir dos critérios que a literatura indica como presentes em textos de divulgação científica para o ensino formal: conteúdo (temática, procedimentos internos da ciência, funcionamento institucional da ciência, abordagens e contexto) e forma (estrutura, linguagem, aspectos visuais e textuais). Adicionalmente, três critérios de avaliação foram adicionados na categoria de conteúdo: contexto histórico, aspectos controversos decorrentes da relação ciência, tecnologia e sociedade e descrição ou sugestão de experimentos. De modo geral, os resultados indicam que quatro textos são indicados quando o objetivo é informar rapidamente ao grande público algumas questões da ciência e outros dois são indicados quando o objetivo é uma discussão mais aprofundada no âmbito do ensino nas aulas ciências.Downloads
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