Ilhas de racionalidade: construção de projetos que visam à autonomia do estudante na aquisição de conhecimento

Autores

  • Rafael Abdala Mendonca Ribeiro Secretaria de Educação do Distrito Federal SEDF
  • Roberto Ribeiro da Silva Universidade de Brasília UnB

Palavras-chave:

Ilhas de racionalidade, Autonomia, Experimentação.

Resumo

Temos vivido uma crise nas salas de aulas de Ciências pelo país que está evidenciada pelas altas taxas de reprovação e evasão, além dos alarmantes índices de analfabetismo científico. Assim, para tentar encontrar uma solução para essa problemática, produziu-se o presente trabalho com a hipótese de que a construção de Ilhas de Racionalidade levaria a uma melhor aprendizagem por parte dos estudantes. Objetivou-se, então, superar o que tem sido feito tradicionalmente em sala de aula e levar os estudantes a aprenderem de acordo com seus próprios interesses. Para se atingir esse objetivo foi, então, produzida uma proposta em duas partes, em que a primeira parte é uma adaptação de Ilha de Racionalidade denominada “Como o sabão limpa?”. Um grupo de três estudantes da 2ª série do Ensino Médio vivenciou seis etapas referentes à produção deste trabalho. A segunda parte trata da apresentação de experimentos demonstrativo-investigativos por parte dos estudantes integrantes do grupo para 50 colegas de duas turmas de 2ª série do Ensino Médio. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois mostraram que os estudantes participantes do projeto, de fato, se engajaram nas etapas da Ilha de Racionalidade, culminando com a produção do texto “Como o sabão limpa?”. Além disso, foi verificado engajamento por parte dos integrantes do grupo na tentativa de explicar aos 50 colegas assuntos referentes à atuação dos sabões, obtendo, assim, índices em torno de 70% de respostas corretas e parcialmente corretas para perguntas feitas depois das explicações apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Abdala Mendonca Ribeiro, Secretaria de Educação do Distrito Federal SEDF

Rafael Abdala Mendonça Ribeiro é mestre em Ensino de Ciências, bacharel e licenciado em Química pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente é professor da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Roberto Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília UnB

Roberto Ribeiro da Silva é doutor em Química pela Universidade de São Paulo (USP) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Mendonca Ribeiro, R. A., & da Silva, R. R. (2019). Ilhas de racionalidade: construção de projetos que visam à autonomia do estudante na aquisição de conhecimento. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 156–168. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2127

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)