Ilhas de racionalidade: construção de projetos que visam à autonomia do estudante na aquisição de conhecimento
Palavras-chave:
Ilhas de racionalidade, Autonomia, Experimentação.Resumo
Temos vivido uma crise nas salas de aulas de Ciências pelo país que está evidenciada pelas altas taxas de reprovação e evasão, além dos alarmantes índices de analfabetismo científico. Assim, para tentar encontrar uma solução para essa problemática, produziu-se o presente trabalho com a hipótese de que a construção de Ilhas de Racionalidade levaria a uma melhor aprendizagem por parte dos estudantes. Objetivou-se, então, superar o que tem sido feito tradicionalmente em sala de aula e levar os estudantes a aprenderem de acordo com seus próprios interesses. Para se atingir esse objetivo foi, então, produzida uma proposta em duas partes, em que a primeira parte é uma adaptação de Ilha de Racionalidade denominada “Como o sabão limpa?”. Um grupo de três estudantes da 2ª série do Ensino Médio vivenciou seis etapas referentes à produção deste trabalho. A segunda parte trata da apresentação de experimentos demonstrativo-investigativos por parte dos estudantes integrantes do grupo para 50 colegas de duas turmas de 2ª série do Ensino Médio. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois mostraram que os estudantes participantes do projeto, de fato, se engajaram nas etapas da Ilha de Racionalidade, culminando com a produção do texto “Como o sabão limpa?”. Além disso, foi verificado engajamento por parte dos integrantes do grupo na tentativa de explicar aos 50 colegas assuntos referentes à atuação dos sabões, obtendo, assim, índices em torno de 70% de respostas corretas e parcialmente corretas para perguntas feitas depois das explicações apresentadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-05
Como Citar
Mendonca Ribeiro, R. A., & da Silva, R. R. (2019). Ilhas de racionalidade: construção de projetos que visam à autonomia do estudante na aquisição de conhecimento. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 156–168. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2127
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.