Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas

Autores

  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Gerlane Martins Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4867

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação, Metodologias de Ensino, Coari

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o ensino e aprendizagem em Química na perspectiva de professores e discentes do ensino básico. A amostra constituiu-se de 20 professores e 120 discentes de escolas públicas no município de Coari-Amazonas. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva e exploratória. Os resultados mostraram que a dificuldade no ensino de Química pode ser relacionada com a falta de comunicação entre o que é ensinado e o que é compreendido pelos discentes e detectou-se que embora os alunos afirmem que gostam de estudar Química, há pouca motivação e interesse. Os conteúdos com maior dificuldade são relacionados a Química orgânica e reações. Conclui-se que o ensino de Química necessita de uma readequação que colabore com o aumento do rendimento e qualidade na formação integral dos discentes.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Yamaguchi, K. K. de L., & Silva, G. M. (2022). Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 231–248. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4867

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química