Mapas Conceituais como Instrumento de Avaliação em Tempos de COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3913Palavras-chave:
Ensino de Química, Ensino remoto, Mapas conceituaisResumo
O isolamento social decorrente do COVID 19 modificou não apenas o mundo do trabalho, mas também as relações sociais e a forma de ensinar e aprender. Mediado pelas tecnologias, professores e estudantes passaram a compartilhar conteúdos em plataformas digitais. Dentro desse contexto, surge a questão: como avaliar os estudantes nesse momento pandêmico? Nessa perspectiva, este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de avaliação baseada na elaboração de Mapas Conceituais. Metodologicamente apoiados na pesquisa ação participativa, analisamos o contexto, planejamos o conteúdo e propusemos a atividade avaliativa para 64 estudantes de uma disciplina de Química para as Ciências Rurais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a própria atividade de estudo - avaliativa. Os resultados apontam que o uso de mapas conceituais incita a pesquisa, estimula o pensamento, proporciona maior compreensão para os estudantes enquanto relaciona o seu cotidiano e, o principal desafio constitui-se a apreciação dos discentes pelo recurso de aprendizagem.Downloads
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