Interface entre autoconceito em Química e o entendimento sobre densidade dimensionado pela noção de perfil epistemológico

Autores

  • Viviane de Melo Universidade Federal da Bahia
  • Amanda Amantes

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i1.4089

Palavras-chave:

Percepção pessoal sobre capacidade, Entendimento sobre conceito científico, Correlação

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo exploratório acerca da correlação entre as medidas de proficiência em testes sobre densidade e medidas de autoconceito em química de estudantes do terceiro ano do ensino médio. O autoconceito é um constructo que diz respeito à percepção da pessoa sobre si própria, tanto no que se refere a questões acadêmicas quanto não acadêmicas. As medidas de autoconceito em química são descritas por três facetas distintas: desempenho, interesse e engajamento cognitivo. Foram utilizados dois testes sobre densidade, ambos construídos tendo como base a noção de perfil epistemológico de Bachelard para o conteúdo abordado no ensino médio. Para a realização das análises agrupamos os estudantes de acordo com o teste respondido: teste 1 grupo 1, teste 2 grupo 2. Nossos resultados indicam que não houve correlação entre as medidas de proficiência e as facetas do autoconceito para um dos grupos e uma correlação negativa moderada (0,6) entre a faceta de desempenho e as medidas de proficiência no teste para o outro, o que vai de encontro ao que é documentado na literatura. Argumentamos que a percepção equivocada desse grupo de estudantes possa ser explicada devido ao contexto educacional no qual eles se inserem. A partir desse resultado questionamos o impacto que políticas educacionais podem ter na construção de identidades. Estudantes com acesso a conteúdos menos desafiadores, podem construir uma visão distorcida acerca de suas capacidades diante da disciplina em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afuwape, M. O. (2011). Students' self-concept and their achievement in basic science. African Research Review, 5(4), 191-200.

Akomolafe, Moyosola. J., Ogunmakin, Abel O., & Fasooto, Gbemisola M. (2013). The role of academic self-efficacy, academic motivation and academic self-concept in predicting secondary school students’ academic performance. Journal of Educational and Social Research, 3(2), 335-342.

Bachelard, Gaston. (1979). A Filosofia do Não; In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 01-87.

Barretto, Elba. S. S. & Mitrulis, Eleny. (2001). Trajetória e desafios dos ciclos escolares no país. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, 15 (42), 103-142.

Bauer, Christopher. F. (2005). Beyond" student attitudes": Chemistry self-concept inventory for assessment of the affective component of student learning. Journal of Chemical Education, 82(12), 1864-1870.

Bong, Mimi; Clark, Richard. E. (1999). Comparison between self-concept and self-efficacy in academic motivation research. Educational psychologist, 34 (3), 139-153.

Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. Disponível em http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=5097162 acesso em 09 set 2020.

Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame nacional da Educação do Ensino Médio (ENEM) 2018. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados acesso em 09 set 2020.

De Melo, Viviane, F., Amantes, Amanda (2021). O autoconceito em química de estudantes do ensino médio investigado pela elaboração e validação de uma escala. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23.

De Melo, Viviane, F., Amantes, Amanda; Vieira, Rodrigo, D. (2020). Construção de uma taxonomia sobre o entendimento do conceito científico de densidade baseada na noção de Perfil Epistemológico. Ensino, Saúde e Ambiente, 13(1), 161-182.

Devore, Jay. L. (2006). Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. São Paulo, Pioneira Thomson Learning.

Epstein, Seymour (1973). The self-concept revisited or a theory of a theory. Am. Psychol. 28:404-16.

Fassoulopoulos, Georgios, kariotoglou, Petros, & Koumaras, Panagiotis. (2003). Consistent and inconsistent pupils' reasoning about intensive quantities: The case of density and pressure. Research in Science Education, 33(1), 71-87.

Figueiredo Filho, Dalson B., & Silva Júnior, José A. (2009). Desvendando os mistérios do coeficiente de correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, 18(1), 115-46.

Fredricks, Jennifer A.; Blumenfeld, Phyllis C., & Paris, Alison H. (2004). School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, 74(1), 59-109.

Gecas, Viktor. (1982). The self-concept. Annual Review of Sociology, 8(1), 1-33.

George, Darren. (2010). SPSS for Windows Step by Step: A Simple Guide and Reference, 17.0 update (10a ed.) Boston: Pearson.

Golino, Hudson. F., & Gomes, Christiano. M. A. (2015). O Modelo Logístico Simples de Rasch para dados dicotômicos. In: GOLINO, Hudson. F., et al. Psicometria contemporânea: Compreendendo os Modelos Rasch. 1ª. ed. São Paulo: Casa do Psicológo, v. I.

Hashweh, Maher. Z. (2015). The complexity of teaching density in middle school, Research in Science & Technological Education, 34(1), 1-24.

Hawkes, Stephen. J. (2004). The concept of density. Journal of Chemical Education, 81(1), 14-15.

Hewson, Mariana. G. (1986). The acquisition of scientific knowledge: Analysis and representation of student conceptions concerning density. Science Education, 70(2), 159–170.

House, Daniel, J. (1996). Student expectancies and academic self-concept as predictors of science achievement. The Journal of psychology, 130(6), 679-681.

IBM_CORP. (2011). IBM SPSS Statistics for Windows, Version 20.0. IBM Corp. New York.

Jansen, Malte.; Schroeders, Ulrich, & Lüdtke, Oliver. (2014). Academic self-concept in science: Multidimensionality, relations to achievement measures, and gender differences. Learning and Individual Differences, 30, 11-21.

Lewis, Scott E., Shaw, Janet, L., Heitz, Judith, O., & Webster, Gail, H. (2009). Attitude Counts: Self-Concept and Success in General Chemistry. Journal of Chemical Education 86 (6), 744?749.

Libâneo, José. C. (2012). O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, 38(1), 13-28.

Likert, Rensis. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1-55.

Linacre, John. M. (2010). WINSTEPS 3.70. Rasch measurement computer program, Chicago. Winsteps.com. Disponivel em: .

Marsh, Herbert. W., & Parker, John. W. (1984). Determinants of Student Self-Concept: Is It Better to Be a Relatively Large Fish in a Small Pond Even if You Don’t Learn to Swim as Well? J. Pers. Soc. Psychol, 47(1), 213?231.

Mead, George. H. (1934). Mind, Self, and Society. Chicago: Univ. Chicago Press.

Melo, Viviane. F. (2020). Investigando o entendimento sobre densidade à luz da noção de Perfil Epistemológico e do Autoconceito em Química – Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, BA, Brasil.

Mortimer, Eduardo. F; Machado, Andrea. H. (2007). Química. São Paulo: Scipione.

Nielsen, Sara. E., & Yezierski, Ellen. (2015). Exploring the structure and function of the chemistry selfconcept inventory with high school chemistry students. Journal of Chemical Education, 92(11), 1782-1789.

Rossi, Adriana, V., Massarotto, Alexandra, M., Garcia, Fabiana, B.T., Anselmo, Gisele, R.T., De Marco, Inara, L.G., Curralero, Isabel, C.B., Terra, Juliana, & Zanini, Silvana, M.C. (2008). Reflexões sobre o que se ensina e o que se aprende sobre densidade a partir da escolarização. Química Nova na Escola, 30, 55-60.

Ryan, Richard. M., & Deci, Edward. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology 25, 54-67.

Santos, Anderson, O., Silva, R. P., Andrade, D., & Lima, J. P. M. (2013). Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, 9(7), 1-6.

Seah, Lay. H., Clarke, David, & Hart, Christina. (2015). Understanding middle school students’ difficulties in explaining density differences from a language perspective. International Journal of Science Education, 37(14), 2386-2409.

Serra, Adriano. S. V. (1988). O autoconceito. Análise psicológica, 6, p. 101-110.

Shavelson, Richard Judith, Hubner, J. J. & Stanton, George C. (1976). Validation of construct interpretations. Review of Educational Research, 46, 407-441.

Silva, Marjorie. C. R., & Vendramini, Claudette M. M. (2006). Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 8(2), 177-196.

Smith, Carol., Carey, Susan, & Wiser, Marianne. (1986). On differentiation: A case study of the development of the concepts of size, weight, and density. Cognition, 21(3), 177-237.

Team, R. Core et al. (2012). R: A language and environment for statistical computing. 2012. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing,10.

Wylie, Ruth. (1974). O autoconceito: uma revisão de considerações metodológicas e instrumentos de medição. Lincoln: University of Nebraska Press.

Xu, Lihua, & Clarke, David. (2012). Student difficulties in learning density: A distributed cognition perspective. Research in science education, 42(4), 769-789.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

de Melo, V., & Amantes, A. (2021). Interface entre autoconceito em Química e o entendimento sobre densidade dimensionado pela noção de perfil epistemológico. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 5–23. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i1.4089

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química