Arqueologia, Afrocentricidade e Ensino de Química

Autores

  • Paloma Nascimento dos Santos SEDUC-PE

Palavras-chave:

Afrocentricidade, Arqueologia, Ensino de Química

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos e paradigmas da afrocentricidade em relação com a Arqueologia e considerá-la como uma ciência que fornece formas de pensar e produzir para um Ensino de Química afrocentrado e voltado para a nossa ancestralidade científica negra a partir das teorias de Molefi Kete Asante. São propostos princípios direcionais para a elaboração de possibilidades pedagógicas fundamentadas no paradigma afrocêntrico, comprometidas em formular novas narrativas e relacionando História da Química e História da África. A arqueologia apresenta técnicas química, conceitos e práticas que podem ser utilizados em sala de aula e organizados em propostas pedagógicas para um Ensino de Química voltado às questões étnico-raciais. Contudo, a discussão histórica e interdisciplinar afrocentrada parte do resgate de uma materialidade ancestral, por meio da arqueologia, utilizando um olhar crítico para a perspectiva exploratória de determinadas expedições, especialmente no continente africano.

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

Santos, P. N. dos. (2021). Arqueologia, Afrocentricidade e Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 75–86. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4242