Da Flecha as Educações, Ciências e Culturas Encantadas

Autores

Palavras-chave:

Educação para as Ciências, Diversidade, Anticolonialidade

Resumo

O presente texto consiste em um convite a reflexo traçadas na obra Fecha no tempo, para pensarmos as educações para as ciências e as químicas a partir de processos de sensibilização, localização do saber, convite a outros modos de pensar e a decolonização do-no ensino das ciências e químicas. Para tal, faz-se um processo descritivo-reflexivo a partir da estruturação e possibilidades reflexivas-analíticas abordadas na obra, bem como tange possibilidade para pensarmos as educações para as ciências e as químicas. Neste, apresentamos a obra-pensamento enquanto artefato para instrumentarlizar o olhar acerca de nossa temporalidade. Em tempos os quais a colonização das mentes e a monocultura das ideias se proliferam e metastaseiam em tempos de um capitalismo selvagem, um neoliberalismo pungente e uma pulsão de morte neofundamentalista se alastra, a Flecha no tempo nos oferece caminhos para buscar outros modos de pensar as educações, de reencantar a vida e de re-elaborar os elos.  As flechas lançadas que nos auxiliam ao re-entoar o convite para pensarmos educações, ciências, químicas e culturas: “[...] ou escutaremos e falaremos com outras vozes ou nos calaremos para sempre”. É este o eco deixado pela Flecha no tempo.

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Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Estadual de Londrina

Professor no Departamento de Educação da Unievrsidade Estadual de Londrina. Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas (UEM) e Filosofia (UNAR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educações, Narrativas, Culturas e Ciências. 

Referências

Simas, Luiz A., & Ruffino, Luiz. (2019). Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula.

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

Polizel, A. L., & Lima de Oliveira, R. D. V. (2021). Da Flecha as Educações, Ciências e Culturas Encantadas. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 128–132. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4287