Da Flecha as Educações, Ciências e Culturas Encantadas

Autores

Palavras-chave:

Educação para as Ciências, Diversidade, Anticolonialidade

Resumo

O presente texto consiste em um convite a reflexo traçadas na obra Fecha no tempo, para pensarmos as educações para as ciências e as químicas a partir de processos de sensibilização, localização do saber, convite a outros modos de pensar e a decolonização do-no ensino das ciências e químicas. Para tal, faz-se um processo descritivo-reflexivo a partir da estruturação e possibilidades reflexivas-analíticas abordadas na obra, bem como tange possibilidade para pensarmos as educações para as ciências e as químicas. Neste, apresentamos a obra-pensamento enquanto artefato para instrumentarlizar o olhar acerca de nossa temporalidade. Em tempos os quais a colonização das mentes e a monocultura das ideias se proliferam e metastaseiam em tempos de um capitalismo selvagem, um neoliberalismo pungente e uma pulsão de morte neofundamentalista se alastra, a Flecha no tempo nos oferece caminhos para buscar outros modos de pensar as educações, de reencantar a vida e de re-elaborar os elos.  As flechas lançadas que nos auxiliam ao re-entoar o convite para pensarmos educações, ciências, químicas e culturas: “[...] ou escutaremos e falaremos com outras vozes ou nos calaremos para sempre”. É este o eco deixado pela Flecha no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Estadual de Londrina

Professor no Departamento de Educação da Unievrsidade Estadual de Londrina. Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas (UEM) e Filosofia (UNAR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educações, Narrativas, Culturas e Ciências. 

Referências

Simas, Luiz A., & Ruffino, Luiz. (2019). Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Polizel, A. L., & Lima de Oliveira, R. D. V. (2021). Da Flecha as Educações, Ciências e Culturas Encantadas. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 128–132. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4287