Um Cordel para “Aquilo que não se Vê”: Um “Olhar” Químico e Perspectivas a Partir da Leitura de Licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5016

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Arte e ciência, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho se constrói a partir de dois objetivos interrelacionados. O primeiro deles no campo da divulgação científica com base da literatura de cordel. Para tanto, se apresenta um cordel autoral (primeira autora do trabalho) com a respectiva discussão das ideias químicas com o intuito de publicizar o texto para leitores diversos, inclusive vislumbrando a possibilidade de seu uso como suporte pedagógico em atividades didáticas. O segundo objetivo centra-se em um estudo a partir da leitura do texto por licenciandos em química. Assim, se constituiu uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que buscou analisar o olhar dos estudantes sobre o cordel de um ponto de vista das provocações suscitadas mediante a leitura. A pesquisa foi desenvolvida com 19 licenciandos em química de uma universidade federal. Com base nos resultados, pôde-se inferir que a leitura do cordel suscitou três reações principais: curiosidade, relações com o texto e imaginação. Do ponto de vista pedagógico, tais reações sugerem a potencialidade do cordel como suporte didático, mas que não tem fim em si.

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Biografia do Autor

Paula Dayane Silva Araújo, Universidade Federal de Alagoas

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Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas

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Referências

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Araújo, P. D. S., & Francisco Junior, W. E. (2024). Um Cordel para “Aquilo que não se Vê”: Um “Olhar” Químico e Perspectivas a Partir da Leitura de Licenciandos. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(3), 37–50. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5016

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais