Um Cordel para “Aquilo que não se Vê”: Um “Olhar” Químico e Perspectivas a Partir da Leitura de Licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5016Palavras-chave:
Literatura de cordel, Arte e ciência, Ensino de QuímicaResumo
O presente trabalho se constrói a partir de dois objetivos interrelacionados. O primeiro deles no campo da divulgação científica com base da literatura de cordel. Para tanto, se apresenta um cordel autoral (primeira autora do trabalho) com a respectiva discussão das ideias químicas com o intuito de publicizar o texto para leitores diversos, inclusive vislumbrando a possibilidade de seu uso como suporte pedagógico em atividades didáticas. O segundo objetivo centra-se em um estudo a partir da leitura do texto por licenciandos em química. Assim, se constituiu uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que buscou analisar o olhar dos estudantes sobre o cordel de um ponto de vista das provocações suscitadas mediante a leitura. A pesquisa foi desenvolvida com 19 licenciandos em química de uma universidade federal. Com base nos resultados, pôde-se inferir que a leitura do cordel suscitou três reações principais: curiosidade, relações com o texto e imaginação. Do ponto de vista pedagógico, tais reações sugerem a potencialidade do cordel como suporte didático, mas que não tem fim em si.Downloads
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