Tendências de Pesquisa no Ensino de Química sobre a Argumentação
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5286Palavras-chave:
Argumentação, Ensino de Química, Revisão sistemática de literatura, Artigos de periódicos brasileirosResumo
Este artigo traz os resultados de um estudo de revisão de literatura, que teve por objetivo realizar um levantamento e analisar as tendências de pesquisas no Ensino de Química a respeito da argumentação, no período de 2012 a 2021. Para tal, elaboramos uma questão desencadeadora do processo: Quais são as tendências de pesquisas sobre argumentação no Ensino de Química? Todavia, para chegar a um resultado interpretativo, criamos questões esclarecedoras que conduziram ao movimento final; são elas: Quais sujeitos foram investigados? Qual é o tipo de colaboração entre os autores dessas produções da literatura? Quais foram os tópicos temáticos mais pesquisados? E como foi realizada a análise da argumentação? O Google Scholar foi a ferramenta de busca e utilizou-se, como procedimento metodológico, o guia de revisão sistemática de Okoli, associado aos procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva apresentados por Moraes e Galiazzi. Foram analisados 36 artigos e emergiram 4 categorias, que estão relacionadas com as questões esclarecedoras: C1 – Sujeitos investigados; C2 – Colaboração entre os autores; C3 – Tópicos temáticos; C4 – Procedimentos analíticos. Os resultados revelam que a maioria dos estudos foi realizada em ambientes do Ensino Médio e os pesquisados foram os alunos. Geralmente, as colaborações ocorreram entre autores da mesma instituição e o tópico temático que se destacou foi a compreensão das condições do desenvolvimento da argumentação, com destaque ao estudo de estratégias que a promovem. Nos procedimentos analíticos as pesquisas indicaram recorrência ao modelo de Toulmin em análises majoritariamente textuais e poucos estudos teóricos de revisão.Downloads
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