Tendências de Pesquisa no Ensino de Química sobre a Argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5286

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino de Química, Revisão sistemática de literatura, Artigos de periódicos brasileiros

Resumo

Este artigo traz os resultados de um estudo de revisão de literatura, que teve por objetivo realizar um levantamento e analisar as tendências de pesquisas no Ensino de Química a respeito da argumentação, no período de 2012 a 2021. Para tal, elaboramos uma questão desencadeadora do processo: Quais são as tendências de pesquisas sobre argumentação no Ensino de Química? Todavia, para chegar a um resultado interpretativo, criamos questões esclarecedoras que conduziram ao movimento final; são elas: Quais sujeitos foram investigados? Qual é o tipo de colaboração entre os autores dessas produções da literatura? Quais foram os tópicos temáticos mais pesquisados? E como foi realizada a análise da argumentação? O Google Scholar foi a ferramenta de busca e utilizou-se, como procedimento metodológico, o guia de revisão sistemática de Okoli, associado aos procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva apresentados por Moraes e Galiazzi. Foram analisados 36 artigos e emergiram 4 categorias, que estão relacionadas com as questões esclarecedoras: C1 – Sujeitos investigados; C2 – Colaboração entre os autores; C3 – Tópicos temáticos; C4 – Procedimentos analíticos. Os resultados revelam que a maioria dos estudos foi realizada em ambientes do Ensino Médio e os pesquisados foram os alunos. Geralmente, as colaborações ocorreram entre autores da mesma instituição e o tópico temático que se destacou foi a compreensão das condições do desenvolvimento da argumentação, com destaque ao estudo de estratégias que a promovem. Nos procedimentos analíticos as pesquisas indicaram recorrência ao modelo de Toulmin em análises majoritariamente textuais e poucos estudos teóricos de revisão.

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Biografia do Autor

Belém Júrcia Violeta Macie, Universidade Rovuma

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Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

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Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Macie, B. J. V., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2024). Tendências de Pesquisa no Ensino de Química sobre a Argumentação. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(3), 148–173. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5286

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química