Agricultura Familiar e especificidades dos mercados atacadistas: O caso da CECAF/CEASA e Feira do feijão de Capoeiras – Pernambuco

Autores

  • Juliana Gomes de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Pedro Henrique de Medeiros Balensifer Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Luiza Lins e Silva Pires Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Mercados atacadistas, Agricultura Familiar, Dinâmicas sociais

Resumo

Este trabalho analisa as dinâmicas sociais de funcionamento de mercados atacadistas regionais de Pernambuco, procurando identificar a presença e as formas de atuação da agricultura familiar. Especificamente, procura-se compreender as dinâmicas da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF), em Recife e da Feira do feijão da Central de Abastecimento de Capoeiras, no agreste. Embora não seja capaz de aniquilar o comportamento econômico multifacetário da agricultura familiar (WANDERLEY, 2009), estudos registram que o atendimento às atuais formas de regulação das centrais atacadistas culmina em um desfavorecimento aos agricultores familiares (CUNHA; 2013; MACHADO, 2004; MORAES, 2017). Os casos analisados apontam que a subordinação às lógicas deste mercado se fez presente na padronização das embalagens; setorização dos boxes, especialização do trabalho, especialização produtiva, regularidade na oferta do produto e subalternidade dos agricultores em favorecimento de atravessadores. Os casos também foram elucidativos no sentido de apontar para a expertise em torno das negociações, entre outros aspectos.Os estudos são significativos para reforçar a importância de se analisar os modos como os agricultores constroem suas práticas implicando o aprofundamento das discussões acerca das políticas públicas para os mercados da agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gomes de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, campus Recife.

Pedro Henrique de Medeiros Balensifer, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento local - POSMEX/ DEp. Educação UFRPE. Campus Recife 

Maria Luiza Lins e Silva Pires, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós - Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento local - POSMEX/ DEp. Educação UFRPE. Campus Recife

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Entre Deus e o diabo: Mercados e interação humana nas ciências sociais. Tempo Social revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2, 2004.

ARAÚJO, Alessandra. O Centro de Abastecimento de Feira de Santana (BA) Visto Através do Comércio de Feijão. Sitientibus. Feira de Santana. n. 41, p. 9 - 25; jul -dez 2009.

BALENSIFER, Pedro Henrique. Levantamento preliminar e identificação de variedades crioulas de Feijão Phaseolus vulgaris cultivadas no município de Garanhuns, Pernambuco. In: III ENCONTRO DE AGROECOLOGIA DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO, Garanhuns: UAG/UFRPE, 2017.

BELIK, Walter; MALUF, Renato. (org.). Abastecimento e segurança alimentar: os limites da liberalização. Campinas: Ed. UNICAMP, 2000.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lei 9.972 de 2000. Institui a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9972.htm> Acesso em: 21 março 2018.

CAVALCANTI, Josefa; DIAS, Gustavo. Cadeias globalizadas de alimentos, redes de atores e qualidades na produção de frutas para exportação: elos entre Brasil e Alemanha. Estudos de Sociologia-ISSN: 2317-5427, v. 2, n. 21, p. 279-310, 2015.

CARNEIRO, M.J. Agricultores familiares e pluriatividade: tipologias e políticas. In: COSTA, L.F.C.; et al. (org). Mundo Rural e Tempo Presente. Rio de janeiro: Mauad, 1999.

CUNHA, Altivo. Dimensões estratégicas e dilemas das Centrais de Abastecimento no Brasil. Revista de Política Agrícola, v. 15, 2006.

_________. Qual a ruralidade das Ceasas. Evidências sobre a inserção da agricultura familiar nas Centrais de abastecimento brasileiras. Anais. 51º Encontro da SOBER. Belém, PA. p. 1-21, 2013.

____________ Abastecimento alimentar: a superação do padrão Velho - Obsoleto para o Novo - Ancestral. In: SCHNEIDER, Sergio; CRUZ, Fabiana Thomé da; MATTE, Alessandra. Alimentos para produtores e consumidores: conectando novas estratégias de abastecimento de alimentos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. p. 54 - 70. (Serie Estudos Rurais). 2015

_________; BELIK, Walter. Entre o declínio e a reinvenção: atualidade das funções do sistema público atacadista de alimentos no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural 50.3. 2012.

__________; CAMPOS, José. O Sistema de Abastecimento Atacadista no Brasil: uma rede complexa de logística. Belo Horizonte, 2008.

CUNHA, Flávia. Sementes da paixão e as políticas públicas de distribuição de sementes na Paraíba. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Florestas, 2013, 184 p.

FÁVERO, Luiz Andrea. Novas formas de coordenação das atividades de abastecimento nos mercados atacadistas de frutas e hortaliças da América Latina. Anais. Congresso da SOBER. 2005.

FAULIN, J. AZEVEDO, Paulo. Distribuição de hortaliças na agricultura familiar: uma análise das transações. Informações Econômicas, v. 33, n. 11, p. 24-37, nov. 2003.

GARCIA JR., Afrânio. O Sul: caminho do roçado. Estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo, Marco Zero, Brasília: UNB. 1989.

GARCIA-PARPET, Marie France. O Segundo sexo do comércio, camponesas e negócio no Nordeste do Brasil. Revista brasileira de Ciências Sociais, n° 19, 1992.GREEN, Raul. Mercados mayoristas: el inicio de uma nueva era?. Distribución y Consumo, Madrid, n.

, p. 23-37, nov./dic. 2008.

LAMARCHE, Hugues. A agricultura familiar: comparação internacional. Vol. I: uma realidade multiforme. Campinas: Unicamp, 1993.

LOURENZANI, Ana Elisa. Condicionantes para inserção de pequenos produtores em canais de distribuição: uma análise das ações coletivas. Tese de Doutorado. São Carlos: UFSCar, 218 p. 2005.

MACHADO, Melise. Canais de distribuição para produtos da agricultura familiar: um estudo em hortaliças. Dissertação Mestrado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 190 p. 2004.

MALUF, Renato. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de Valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE 25.1. 2004.

MAZON, Marcia. Abastecimento alimentar no Brasil e as reformas liberalizantes: Estado e mercado em questão. Tese (Doutorado em Sociologia Política)–Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MORAES, Juliana. CEASA e agricultura familiar: dinâmicas sociais da CECAF em Recife – Pernambuco. Recife: Dissertação de Mestrado. POSMEX/UFRPE, 2017.

MOURÃO, Ivens; MAGALHÃES, José. Breve História do Mercado atacadista de hortigranjeiros no Brasil. Revista de Administração Municipal do Intituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), n. 9; 2009.

NASCIMENTO, Wanessa. As Centrais Públicas de Abastecimento no Contexto da Globalização dos Alimentos. Entre as Mudanças na Forma de Atuação do Estado e o Fortalecimento dos Grandes Distribuidores: O Caso do CEASA-PE/O.S. Dissertação de Mestrado. PPGS. UFPE, Recife, 2008.

SABOURIN, Eric. Camponeses do Brasil: entre a troca mercantil e a reciprocidade. Rio de Janeiro: Garamond. 2009.

SANTILLI, Juliana. Agrobiodiversidade e Direitos dos Agricultores. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2009. 519 p.

SANTOS, Adriana. Os mercados da agricultura familiar, suas instituições e as habilidades socioeconômicas dos agricultores. Dissertação de mestrado em Extensão Rural. Universidade de Viçosa. Minas Gerais, 2014.

SCHNEIDER, Sérgio. Mercados e Agricultura Familiar. In: MARQUES, F.C.; CONTERATO, M. A.; SCHNEIDER, Sergio (Orgs.). Construção de Mercados e Agricultura Familiar: Desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais: textos escolhidos de Alfred Schutz. Compilação de Helmul Wagner. Rio de Janeiro: Zahar; 1979.

WANDERLEY, Maria Nazareth. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.

___________________________. Um saber necessário: os estudos rurais no Brasil. Campinas: Unicamp, 2011.

WELCH, Clifford.; CAVALCANTI, Josefa.; WANDERLEY, Maria Nazareth. Camponeses brasileiros: leituras e interpretações clássicas. Ed. Unesp. Brasília. NEAD. 2009.

WILKINSON, John. A agricultura familiar ante o novo padrão de competitividade do sistema agroalimentar na América Latina. Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, 2013.

WEGNER, Rubia, BELIK, Walter. Distribuição de hortifruti no Brasil: papel das Centrais de Abastecimento e dos supermercados. Cuad de desarro rural. 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-07

Como Citar

Moraes, J. G. de, Balensifer, P. H. de M., & Silva Pires, M. L. L. e. (2019). Agricultura Familiar e especificidades dos mercados atacadistas: O caso da CECAF/CEASA e Feira do feijão de Capoeiras – Pernambuco. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(13), 106–123. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1868