“Por favor, abram o livro na página...” Obras didáticas de Sociologia e as implicações no trabalho docente.

Autores

  • Rodrigo de Souza Pain Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Walace Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sociologia

Resumo

Este artigo objetiva discutir aspectos relevantes das obras de Sociologia adotadas em sala de aula e sua aplicabilidade na práxis docente. A metodologia foi uma abordagem histórica, com revisão bibliográfica e constatação empírica e indutiva da temática. Como resultados a necessidade de interação entre autores e docentes e maior representação de autores negros e mulheres na busca pela educação decolonial. Diante do quadro de inovações tecnológicas, concluímos o livro didático primordial na educação brasileira em que muitos docentes não tem formação em área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Pain, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ e professor adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Walace Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3 ed. Lisboa: Presença, 1980.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Todos pela educação. 2019. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf

BANNELL, Ralph Ings et al. Educação no Século XXI. Cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC, 2016.

BARBERO, J. M. “Globalização comunicacional e transformação cultural”. In. MORAIS, D. (Org.) Por uma outra comunicação – mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. Editora Petrópolis: Vozes, 2012.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. “Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa”. In: Educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de Educação da USP, vol.30, n.3. São Paulo, 2003.

CARMO, Erinaldo Ferreira; NASCIMENTO, Silas Cássio Gomes. “O índio e o negro nos livros didáticos de Sociologia adotados no PNLD”. In: Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, vol.7, n.14, 2015, pp.226-245.

DEMO, Pedro. Pesquisa; princípio científico e educativo. 6 ed. São Paulo, Cortez, 1999.

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. “As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: a Colted e a Fename”. In: História da Educação, vol.19, n.45, 2015, pp.85-102.

HANDFAS, Anita.”Formação de professores de Sociologia: reflexões sobre diferentes modelos formativos”. In HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. A Sociologia vai à escola. Rio de Janeiro: Quarter: FAPERJ, 2009.

INEP. Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Ministério da Educação, Brasília, novembro de 2014.

MEUCCI, Simone. Institucionalização da Sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo: Hucitec Editora, 2011.

MOREIRA, Kênia Hilda; RODRIGUES, Eglem Oliveira Passone. “O Livro Didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Escolar: o livro didático sobreviverá às novas tecnologias?” In: Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, vol. 1, n.2, Dourados, jul/dez, 2013.

PNLD 2015. SOCIOLOGIA. Guia de livros didáticos. Ministério da Educação. BRASIL, 2015.

PNLD 2018. SOCIOLOGIA. Guia de livros didáticos. Ministério da Educação, Brasil, 2018.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o Ensino Médio no Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1999.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Pain, R. de S., & Ferreira, W. (2020). “Por favor, abram o livro na página.” Obras didáticas de Sociologia e as implicações no trabalho docente. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(14), 105–118. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/3426