O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DO SAGRADO FEMININO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE MICHEL MAFFESOLI

Autores

  • Roseana Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Vicentina Ramires Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

sagrado feminino; redes sociais; Michel Maffesoli

Resumo

Vem crescendo nas redes sociais um movimento intitulado “Sagrado Feminino” ou “Feminino Divino”, que critica a sociedade patriarcal, androcêntrica, misógina e as religiões institucionalizadas. Este artigo vai tratar do processo de desencantamento do mundo, em Weber, o retorno do sagrado feminino, em Maffesoli, as Comunidades do Sagrado feminino no Facebook, destacando-se as características da Comunidade “As faces do Sagrado Feminino”, que reflete as várias tendências do movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicentina Ramires, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Letras da UFRPE Doutora em Linguística Pós-doutora em Linguística Aplicada

Referências

BARROS, Maria Nazareth Alvim de. As deusas, as bruxas e a Igreja: Séculos de Perseguição. Rio de Janeiro: Record/ Rosa dos Tempos, 2001.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem/de Clarissa Pinkola Estés; tradução de Waldéa Barcellos; consultoria da coleção, Alzira M. Cohen. – Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FAUR, Mirella. O anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para celebrar a Deusa. São Paulo: Gaia, 2001.

GRIMASSI, Raven. Os mistérios wiccanos: antigas origens e ensinamentos. São Paulo: Gaia, 2002.

MAFFESOLI e feminização do mundo. Clicrbs, 2009. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2009/06/maffesoli-e-a-feminizacao-do-mundo-cjpmzkjju00hiaqcnfut404za.html.

MICHEL Maffesoli e o Homo Eroticus pós-moderno: “Voltamos ao que o racionalismo moderno eliminou”. Fronteiras, 2015. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/michel-maffesoli-e-o-homo-eroticus-pos-moderno-voltamos-ao-que-o-racionalismo-moderno-eliminou.

MAFFESOLI, M. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

______. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016. 276 p. ISBN9788530966058.

______. A palavra do silêncio. São Paulo: Palas Athena, 2019.

______. Homo Eroticus: comunhões emocionais. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MEDEIROS, Roseana B. Feminino Divino: Tecendo um novo mundo. Recife: UFRPE, 2011.

MURARO, Rose Marie. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças/Rose Marie Muraro, Leonardo Boff. Rio de Janeiro: Sextante, 2002

OSÓRIO, Andréa B. Mulheres e Deusas: um estudo antropológico sobre bruxaria wicca e identidade feminina. Dissertação de mestrado. UFRJ/IFCS/PPGSA. Rio de Janeiro, 2001.

POLLACK, Rachel. O corpo da Deusa no mito, na cultura e nas artes. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1998.

ROCHA, Patrícia. Mulheres sob todas as luzes. A emancipação feminina e os últimos dias do patriarcado. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2009.

SCHARBERG, Lúcia. Pecado e graça na teologia feminista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

STARHAWK. Margareth. A dança cósmica das feiticeiras. Rio de Janeiro: Nova Era, 2007.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Medeiros, R., & Ramires, V. (2024). O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DO SAGRADO FEMININO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE MICHEL MAFFESOLI. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(22), 40–57. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/6975