O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DO SAGRADO FEMININO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE MICHEL MAFFESOLI

Autores/as

  • Roseana Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Vicentina Ramires Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

sagrado feminino; redes sociais; Michel Maffesoli

Resumen

Vem crescendo nas redes sociais um movimento intitulado “Sagrado Feminino” ou “Feminino Divino”, que critica a sociedade patriarcal, androcêntrica, misógina e as religiões institucionalizadas. Este artigo vai tratar do processo de desencantamento do mundo, em Weber, o retorno do sagrado feminino, em Maffesoli, as Comunidades do Sagrado feminino no Facebook, destacando-se as características da Comunidade “As faces do Sagrado Feminino”, que reflete as várias tendências do movimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vicentina Ramires, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Letras da UFRPE Doutora em Linguística Pós-doutora em Linguística Aplicada

Citas

BARROS, Maria Nazareth Alvim de. As deusas, as bruxas e a Igreja: Séculos de Perseguição. Rio de Janeiro: Record/ Rosa dos Tempos, 2001.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem/de Clarissa Pinkola Estés; tradução de Waldéa Barcellos; consultoria da coleção, Alzira M. Cohen. – Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FAUR, Mirella. O anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para celebrar a Deusa. São Paulo: Gaia, 2001.

GRIMASSI, Raven. Os mistérios wiccanos: antigas origens e ensinamentos. São Paulo: Gaia, 2002.

MAFFESOLI e feminização do mundo. Clicrbs, 2009. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2009/06/maffesoli-e-a-feminizacao-do-mundo-cjpmzkjju00hiaqcnfut404za.html.

MICHEL Maffesoli e o Homo Eroticus pós-moderno: “Voltamos ao que o racionalismo moderno eliminou”. Fronteiras, 2015. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/michel-maffesoli-e-o-homo-eroticus-pos-moderno-voltamos-ao-que-o-racionalismo-moderno-eliminou.

MAFFESOLI, M. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

______. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016. 276 p. ISBN9788530966058.

______. A palavra do silêncio. São Paulo: Palas Athena, 2019.

______. Homo Eroticus: comunhões emocionais. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MEDEIROS, Roseana B. Feminino Divino: Tecendo um novo mundo. Recife: UFRPE, 2011.

MURARO, Rose Marie. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças/Rose Marie Muraro, Leonardo Boff. Rio de Janeiro: Sextante, 2002

OSÓRIO, Andréa B. Mulheres e Deusas: um estudo antropológico sobre bruxaria wicca e identidade feminina. Dissertação de mestrado. UFRJ/IFCS/PPGSA. Rio de Janeiro, 2001.

POLLACK, Rachel. O corpo da Deusa no mito, na cultura e nas artes. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1998.

ROCHA, Patrícia. Mulheres sob todas as luzes. A emancipação feminina e os últimos dias do patriarcado. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2009.

SCHARBERG, Lúcia. Pecado e graça na teologia feminista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

STARHAWK. Margareth. A dança cósmica das feiticeiras. Rio de Janeiro: Nova Era, 2007.

Publicado

2024-07-23

Cómo citar

Medeiros, R., & Ramires, V. (2024). O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DO SAGRADO FEMININO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE MICHEL MAFFESOLI. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(22), 40–57. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/6975