Infância e errância na literatura do século xix – diálogos interdisciplinares sobre a circulação de crianças e adolescentes nos centros urbanos
Keywords:
História, Criança, Literatura.Abstract
Crianc?as e adolescentes que circulam pelos grandes centros urbanos – tanto em situac?a?o de abandono como em busca de ocupac?o?es diversas – compo?em um grupo social que comec?ou a ganhar maior visibilidade no contexto po?s-industrial. Cientistas, intelectuais e escritores debruc?aram-se sobre a infa?ncia em suas produc?o?es – sobretudo a partir do se?culo XIX – contribuindo com pesquisas e textos litera?rios que tornaram possi?vel a cria- c?a?o de dia?logos entre va?rios campos de saber para entender, por exemplo, feno?menos como a erra?ncia. Em um momento em que crianc?as atravessam fronteiras continentais correndo risco de vida com o objetivo de se instalar em pai?ses europeus, a reexa?o sobre processos migrato?rios envolvendo a infa?ncia mantem sua atualidade. A partir da ana?lise de narrativas ccionais e dados histo?ricos, este artigo tem como objetivo contribuir para colocar em dia?logo elementos subjetivos e condicionantes sociais que ainda hoje de- sempenham um papel na compreensa?o das razo?es e comportamentos de indivi?duos confrontados a experie?ncias de erra?ncia desde uma idade preco- ce. Tomando como ponto de partida personagens litera?rios como Pino?quio, Oliver Twist e David Coppereld, a autora destaca a importa?ncia do indi- vidualismo como ideologia emancipadora presente em representac?o?es da infa?ncia que sa?o objetos de estudo nas Cie?ncias Sociais.Downloads
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Published
2017-04-11
How to Cite
Dourado, A. C. D. (2017). Infância e errância na literatura do século xix – diálogos interdisciplinares sobre a circulação de crianças e adolescentes nos centros urbanos. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(9), 74–96. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1289
Issue
Section
Artigos