IDENTIDADE VOLUNTÁRIA CONTRA O CÂNCER INFANTIL PIAUIENSE E SUA PERFORMANCE CONSTRUTIVA

Authors

  • Lourdes Karoline Almeida Silva Cientista Social, mestra e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Professora assistente de Sociologia da Universidade Estadual do Piau
  • Francisco Oliveira Barros Júnior Professor doutor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí.

Abstract

Trabalhamos, neste artigo, a discussão teórica sobre o processo de construção da identidade voluntária contra o câncer infantil piauiense desenvolvida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí e relacionada ao processo de interpelação da sociedade pelo Estado para o voluntariado, o que nos permite uma análise acerca do processo de re-valorização do voluntariado, no Brasil, nos últimos vinte anos. Essa análise teve como instrumento empírico vinte entrevistas com vinte voluntárias da instituição. A relevância da análise da construção sociopolítico-cultural da identidade voluntária contra o câncer infantil piauiense, caracterizado principalmente pela solidariedade voluntária e local, dá-se pela necessária análise da questão da identidade como um problema social. Ou seja, dá-se pelo necessário questionamento das relações de poder envolvidas na produção da identidade. Entendemos que as identidades sociais são um constructo social, político e cultural, permeadas por relações de poder, tanto o poder estatal como o poder das microrelações sociais do cotidiano. Asrelações de poder intrínsecas ao processo de re-valorização dos voluntariadossão exercidas principalmente pelo Estado, sujeito nomeador e posicionador deindivíduos, que assume e investe em posições-de-sujeitos voluntários.

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Published

2014-09-23

How to Cite

Silva, L. K. A., & Barros Júnior, F. O. (2014). IDENTIDADE VOLUNTÁRIA CONTRA O CÂNCER INFANTIL PIAUIENSE E SUA PERFORMANCE CONSTRUTIVA. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(1), 106–127. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/230