Juventudes e política: uma análise das formas e modalidades de participação dos jovens universitários da Grande Recife

Autores/as

  • Sidney Santos Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Juventudes, Política, Participação, Universidade

Resumen

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada com jovens estudantes universitários de seis instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas na região metropolitana da cidade do Recife/PE. Através da análise de entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar um mapeamento dos espaços e formas de participação política utilizados pelos estudantes. Quanto aos resultados, identificou-se quais os espaços utilizados pelos jovens universitários e as suas formas de participação política. Além disso, os depoimentos dos entrevistados explicitaram algumas questões pertinentes, que podem se constituir como problemas de pesquisa e investigação sociológica em trabalhos futuros. Dentre essas questões, destacamos as críticas direcionadas aos espaços convencionais de atuação política, mais especificamente aos partidos políticos.

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Biografía del autor/a

Sidney Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Mestrado em Ciências Sociais pelo programa de pós-graduação em Ciências sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS - UFRN). Atualmente é Doutorando em Ciências Sociais pelo mesmo programa de pós-graduação (PPGCS - UFRN). Trabalha na área da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventudes, Movimentos sociais, Participação política, Cultura Política, Educação ambiental e prática educativa na escola

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Publicado

2018-07-27

Cómo citar

Oliveira, S. S. (2018). Juventudes e política: uma análise das formas e modalidades de participação dos jovens universitários da Grande Recife. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(12), 60–82. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1881