Uma proposta de matriz metodológica para os estudos descoloniais

Autores/as

  • Paulo Henrique Martins Universidade Federal Pernambuco
  • Júlia Figueredo Benzaquen Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

Epistemologias do Sul, Descolonialidade, Metodologia, Marcadores

Resumen

O pensamento descolonial tem contribuído significativamente para a crítica teórica da colonialidade na medida em que busca descontruir os discursos coloniais. No entanto, é preciso avançar nas formas de qualificar mais claramente os desafios da ação social e histórica. Nesta direção, este artigo busca oferecer alguns elementos para se organizar uma matriz metodológica formada por três categorias (saber, poder e ser) que possa subsidiar o entendimento prático do sujeito histórico e dos movimentos sociais.

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Biografía del autor/a

Paulo Henrique Martins, Universidade Federal Pernambuco

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1971-1975); Mestrado em Sociologia pela Universidade de Paris I, Pantheon-Sorbonne (1977-1979); Doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris I, Pantheon-Sorbonne (1977-1981); Doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris I. Professor no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Júlia Figueredo Benzaquen, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Sociologia com ênfase em Pós-colonialismos e cidadania global pela Universidade de Coimbra (2012). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Citas

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Publicado

2018-04-21

Cómo citar

Martins, P. H., & Benzaquen, J. F. (2018). Uma proposta de matriz metodológica para os estudos descoloniais. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(11), 10–31. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1882