Organizações da Sociedade Civil na Internet: implicações na participação em campanhas ambientais

Autores/as

  • Letícia Figueiredo Campos

Resumen

Este trabalho verifica a atuação de organizações da sociedade civil (OSCs) em campanhas em prol do meio ambiente, problematizando as novas formas de interação com os internautas e de participação dos indivíduos. Para tanto, o tema escolhido foi o processo de divulgação das campanhas lançadas contra o Código Florestal pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, coletivo que congrega 185 organizações. Entrevistas feitas com membros do Comitê mostraram que este é considerado um dos maiores debates nacionais, que adquiriu repercussão popular, reunindo cerca de 2 milhões de assinaturas contra a alteração da legislação florestal brasileira. Ao contrário, os dados analisados na rede social digital, Facebook, indicaram resultados tímidos em termos de interação e participação popular. A partir do embasamento teórico e das informações coletadas foi possível revelar que o Facebook é um espaço de transmissão de informações, com potencial interativo e de participação pouco explorado tanto no âmbito das OSCs, quanto pela população.Palavras-chaves: Código Florestal; Organizações da Sociedade Civil; Participação; Interação; Facebook

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Publicado

2016-02-12

Cómo citar

Campos, L. F. (2016). Organizações da Sociedade Civil na Internet: implicações na participação em campanhas ambientais. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(5), 9–27. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/411