SUBJETIVIDADES COMPARTILHADAS: A DIALOGICIDADE OU PARA UMA EPISTEMOLOGIA RESTAURATIVA A PARTIR DA OBRA DE PAULO FREIRE
Palabras clave:
Paulo Freire; Subjetividades Compartilhadas; Dialogicidade.Resumen
Nossa análise aborda elementos contidos na obra de Paulo Freire que possui princípios norteadores para se pensar os processos de transformações sociais aliados à educação. Trazendo à cena a categoria de dialogicidade de Paulo Freire, é necessário uma noção de sujeito que permita o entendimento das mais variadas formas existência: por isso, apresentamos o conceito de subjetividades compartilhadas como chave de entendimento para dar sentido às formas de atuação dos indivíduos/pessoas na sociedade.Descargas
Citas
ARROYO, M. G. Diversidade. In: CALDART, R. S., PEREIRA, I. B., ALENTEJANO, P. e FRIGOTTO, G. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. 2ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 28ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIMONET,J. C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ, 2007.
JESUS, José.N. A pedagogia da alternância e o debate da educação no/do campo no Estado de Goiás. Revista Nera, Presidente Prudente, ano 14, nº 18, p.7-20, 2010.
Nosella, Paolo. Educação no campo : origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. 288 p. : il. – (Educação do campo. Diálogos interculturais)
PISTRAK, M.M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Trad. por Daniel Aarão Reis Filho. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
ZAMBERLAN, Sérgio. Pedagogia da Alternância: Escola da Família Agrícola. Santa Teresa, ES: Mepes, 1995. (Coleção Francisco Giust,). n. 1
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.