Sujeitos infanto-adolescentes em movimento e o direito de exercerem a sua experie?ncia
Palavras-chave:
Criança, Adolescente, ECA, Movimento SocialResumo
Neste artigo partimos de uma leitura da conquista dos direitos das crian- c?as e dos adolescentes como sujeitos de direitos na sociedade brasileira, superando o menorismo e adultocentrismo. Dialogamos com algumas rea- lidades luso?fonas africanas e europeia no que se refere a mudanc?a cultural e investimento em educac?a?o. Apresentamos o contexto de conquista do ECA e dialogamos sobre as perdas que as medidas de congelamento de investimento em educac?a?o, sau?de e assiste?ncia va?o incidir na vida das crian- c?as brasileiras, em especial a?quelas mais necessitadas. Em seguida apresen- tamos os sujeitos infanto-adolescentes como protagonistas em diversos movimentos organizativos. Finalizamos com as concluso?es que indicam ao chegarmos aos 27 anos do Estatuto da Crianc?a e do Adolescente faz mister respeitar na radicalidade o protagonismo de crianc?as e adolescentes no que se refere a? formulac?a?o de poli?ticas pu?blicas para essa a?rea.Downloads
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